Quase três décadas após o vírus da raiva ter escapado de um laboratório de armas biológicas, um grupo de sobreviventes vive numa pequena ilha e, quando um deles resolve deixar o local numa missão, descobre segredos e horrores que afetaram infetados e sobreviventes.
No início dos anos 2000, chegou às salas de cinema uma obra que viria a tornar-se um clássico no que diz respeito aos filmes de terror, em particular no subgénero de zombies. A história de «28 Dias Depois» mostrava um país dizimado por um vírus incurável que causava a raiva e que tornava as pessoas em zombies. A realização esteve a cargo de Danny Boyle e o argumento foi assinado por Alex Garland. O filme conquistou público e a sua relevância inspirou até outras produções – em 2010, estrearia a série «The Walking Dead», um sucesso materializado em 11 temporadas.
A sequela, «28 Semanas Depois» (2007), teve novo realizador, Juan Carlos Fresnadillo e novo elenco. Agora, voltamos a este universo distópico, talvez ainda mais assustador tendo em conta que vivemos num mundo pós-pandémico. Na história, já se passaram 28 anos e alguns humanos conseguiram sobreviver.
Desta vez, a dupla Boyle e Garland está de volta. Entretanto, Boyle tornou-se um realizador oscarizado (por «Quem Quer Ser Bilionário?», um dos maiores sucessos da sua carreira) e Garland tornou-se também realizador, assinando obras marcantes como «Ex Machina» (2014), pelo qual foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original.
No elenco, encontramos um conjunto chamativo, composto por Aaron Taylor-Johnson, estrela de filmes de ação como «Kick-Ass – O Novo Super-Herói» (2010) e «Kraven, o Caçador» (2024); Ralph Fiennes, nomeado para três Óscares; e Jodie Comer, vencedora do Emmy pela série «Killing Eve». Quando foi divulgado o trailer «28 Anos Depois», tornou-se no segundo trailer de filmes de terror mais visto de sempre, pelo que as expectativas são muitas por parte dos fãs.
Realização: Danny Boyle («Trainspotting», 1996; «28 Dias Depois», 2002; «Quem Quer Ser Bilionário?», 2008)
Elenco: Jack O’Connell, Aaron Taylor-Johnson, Ralph Fiennes, Jodie Comer
Data de estreia: 19 de junho