O filme começa quando termina o turno de Adela (Laura Galán), uma trabalhadora na recolha de lixo na noite de Madrid. A cena inicial, aparentemente rotineira, estabelece um tom de tensão ao mostrar Adela a carregar os últimos sacos de lixo antes de levantar uma soma considerável de dinheiro numa caixa multibanco. As ruas desertas e o silêncio da noite criam um ambiente opressivo, interrompido apenas pelo vozear de um grupo de homens que, ao avistar Adela, decide parar o carro para a assediar. A tensão cresce quando um deles a segue até um beco, encosta-a à parede e descobre o maço de notas escondido no seu sutiã. Ao encontrar o dinheiro, o homem, satisfeito, decide afastar-se, mas o que se desenrola a partir daqui é tanto inesperado quanto, estranhamente, monótono.

Esta combinação, de surpresa e tédio, parece contraditória, mas resume bem a experiência de assistir a «Uma Noite com Adela». Apesar do potencial para uma narrativa intensa e inquietante, o filme tropeça em várias frentes. O argumento, embora com boas ideias iniciais, revela-se fraco e incapaz de sustentar o interesse ao longo do tempo. A decisão de filmar num plano-sequência único é ambiciosa, mas a execução falha em criar a imersão desejada. Em vez de envolver o espectador, a câmara que segue Adela incessantemente transforma-nos em testemunhas passiva de acções que muitas vezes não fazem avançar a narrativa nem desenvolvem a personagem de forma significativa.

Laura Galán, reconhecida pelo seu trabalho impressionante em «Porquinha» (2022), entrega uma interpretação sólida e demonstra talento e carisma inegáveis. No entanto, nem mesmo a sua presença consegue salvar uma protagonista prejudicada por diálogos rasos e situações que oscilam entre o estranho e o inconsequente. Os momentos que poderiam aprofundar os temas de violência, vingança e sobrevivência são tratados de forma superficial, deixando-nos a sensação de que o filme tem muito a dizer, mas nunca encontra as palavras certas.

«Uma Noite com Adela» tenta ser provocador e visualmente distinto, mas a execução limitada impede que essas aspirações se concretizem. A tensão inicial dissipa-se rapidamente, e o que poderia ser um retrato visceral de luta e resistência acaba por se perder num mar de monotonia e escolhas criativas mal direcionadas.

Título Original: Una noche con Adela Realização: Hugo Ruiz Elenco: Laura Galán, Jimmy Barnatán, Beatriz Morandeira Duração: 105 min. Espanha, 2023

ARTIGOS RELACIONADOS
MARS EXPRESS

«Mars Express», realizado por Jérémie Périn, apresenta uma narrativa cativante que conjuga elementos da ficção científica clássica com uma abordagem Ler +

Uma Noite Com Adela – estreia TVCine

Em março, o ciclo Night Edition by TVCine continua no TVCine Edition. Depois da antestreia exclusiva no Cinema Fernando Lopes Ler +

Passatempo «Uma Noite com Adela» – Lisboa

A cinema Bold, os canais TVCine e a Metropolis têm para oferecer convites duplos para a antestreia de «Uma Noite Ler +

Mars Express – trailer

Marte, ano de 2200. Aline Ruby, uma detective particular obstinada, e Carlos Rivera, o seu parceiro andróide, são contratados por Ler +

Passatempo «Mars Express» – Lisboa

A Bold, os canais TVCine e a Metropolis têm para oferecer convites duplos para a antestreia de «Mars Express» no Ler +

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.