A 29 de novembro, o Videoclube Zero em Comportamento disponibiliza em exclusivo o filme que desvenda a história de Svetlana, a filha de Joseph Stalin que ousou fugir para o Ocidente, em 1967.

O Videoclube Zero em Comportamento junta ao seu catálogo o filme que traça o destino de uma mulher que contra todos os obstáculos, escolheu viver decididamente livre.

Durante o auge da Guerra Fria, a única filha de Joseph Stalin, Svetlana, dirige-se à embaixada americana em Nova Delhi para pedir asilo, deixando para trás o seu país e os seus dois filhos.

Tanto a Oriente, como a Ocidente, o choque é enorme. Geopoliticamente, trata-se de um caso ultrassensível e, em pânico, o presidente dos EUA, Lyndon Johnson, esconde-a na Suíça francófona, onde ficará sob os cuidados de freiras.

Perseguida pela imprensa, pelo KGB e pelos muitos admiradores que foi acumulando, Svetlana nunca deixou de fugir. Do topo do império soviético à solidão e pobreza dos seus últimos anos numa casa em Wisconsin, Svetlana foi um verdadeiro grão de areia na maquinaria estatal da Guerra Fria que se entrepôs entre a União Soviética e os Estados Unidos.

O documentário de Gabriel Tejedor acompanha as lutas que Svetlana enfrentou para se libertar da sombra do pai e o impacto que teve não só sua família, como no clima político da época, num retrato vívido do percurso de uma mulher que escolheu viver para além do seu destino.

ARTIGOS RELACIONADOS
TEMPESTADE EM WASHINGTON

«Tempestade em Washington» é um documentário fascinante da plataforma de streaming Filmin, com o passar das décadas será um objecto Ler +

A MÚSICA DE JOHN WILLIAMS

«A Música de John Williams» é um dos grandes documentários do ano – não seria para menos – é o Ler +

DAHOMEY

"Os museus são uma instituição ocidental." afirma, peremptoriamente, um dos intervenientes africanos, num debate com alunos da Universidade de Abomey-Calavi, Ler +

Ouro Negro – trailer

OURO NEGRO, primeira longa-metragem de Takashi Sugimoto, realizador japonês radicado em Portugal, venceu o Prémio Especial do Júri na secção Ler +

Made in England: Os Filmes de Powell e Pressburger – trailer

A sentida homenagem de Martin Scorsese aos realizadores britânicos Michael Powell e Emeric Pressburger, autores de Os Sapatos Vermelhos, Um Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.