Sophia Estudante 2025 regressa a Albufeira de 20 a 23 de fevereiro
O maior evento de estudantes de cinema e audiovisual do país celebra a sua 11ª edição em Albufeira.
Este ano, ”O Trabalho de Ator” é o tema escolhido do evento, que contará com masterclasses, oficinas para escolas, workshops, debates e uma exposição, além das sessões de filmes em competição e entrega de prémios.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
MASTERCLASS: DIREÇÃO DE ATORES, COM GARY CONDÉS
22 de fevereiro | 14:30 | Auditório Municipal de Albufeira
Esta masterclass terá o trabalho de direção de atores como principal foco. Primeiramente será abordado o processo e respectivas técnicas subjacentes à criação de personagens, aspectos essenciais que estudantes de cinema devem ter em conta, de forma a compreenderem a experiência de quem está à frente da câmara. Com estes conhecimentos assimilados, Gary Condés partilhará ainda algumas estratégias e ferramentas úteis para a realização, na sua convivência criativa com atores.
Gary Condés é um ator britânico com mais de 30 anos de carreira e 25 anos a ensinar e a orientar atores. Com formação nas técnicas de Meisner, Adler e Strasberg, leciona cursos intensivos no Reino Unido e internacionalmente, além de fazer coaching privado. Já trabalhou com nomes como Ed Speleers e Emily Beecham e colaborou em produções como The Crown, Game of Thrones e Fantastic Beasts 2.
DEBATE: DIREÇÃO DE CASTING
21 de fevereiro | 14:30 | Auditório Municipal de Albufeira
Este debate reúne um grupo de diretores de casting portugueses: Bernardo Almeida, Jo Monteiro, Patrícia Vasconcelos, Raquel Da Silva e Zé Pires, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão realista e reflexiva sobre a importância da direção de casting no processo de criação cinematográfica e audiovisual.
Os convidados abordarão os desafios diários da profissão, as técnicas utilizadas na pesquisa e seleção de atores, a complexidade de compreender as nuances de um projeto, desde o guião à realização e produção. Com moderação de Diogo Camões, diretor de casting e diretor-geral da Academia Portuguesa de Cinema.
CONVERSA: TRABALHO DE ATOR
21 de fevereiro | 16:15 | Auditório Municipal de Albufeira
Com base na experiência de preparação e rodagem da próxima longa-metragem de João Nuno Pinto, 18 BURACOS PARAO PARAÍSO, o realizador e as atrizes Luísa Ortigoso, Margarida Marinho e Rita Cabaço falarão sobre a relação de trabalho e o processo criativo de criação de personagens e direção de atores. Com moderação de Carla Chambel, atriz, professora e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema.
PROGRAMA LOCAL PARA CRIANÇAS E JOVENS
WORKSHOPS: O CINEMA POR DENTRO
17, 18 e 19 de fevereiro | Auditório Municipal de Albufeira
Dirigidos a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos
Entidade Formadora: Os Filhos de Lumière
Estes workshops têm como objetivo sensibilizar os participantes para a linguagem cinematográfica, através da análise e discussão de filmes, explorando recursos pedagógicos dos programas de cooperação europeia CinEd e Cinema, Cem Anos de Juventude.
Com um foco contínuo na educação cinematográfica, Os Filhos de Lumière é um ponto de referência no campo da educação para o cinema, oferecendo recursos pedagógicos inovadores e promovendo o desenvolvimento criativo de jovens e educadores.
SESSÃO PLANO NACIONAL DE CINEMA: PROJEÇÃO DO FILME “APARIÇÃO” + DEBATE
19 de fevereiro | 15h | Auditório Municipal de Albufeira
Com a presença de Elsa Mendes (PNC), Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve) e dos atores Jaime Freitas e João Cachola.
Após a projeção do filme, os alunos do ensino secundário serão convidados a participar num debate com o objetivo de refletir sobre os temas centrais deste filme realizado por Fernando Vendrell e dos desafios de adaptar a obra literária de Vergílio Ferreira.
EXPOSIÇÃO: CARTAZES DE CINEMA, TRAILERS E IDENTIDADE GRÁFICA
14 a 23 de fevereiro | Galeria Municipal João Bailote, Albufeira
A exposição de 2025 apresenta três áreas distintas, mas interligadas, da criação visual no universo cinematográfico.
Os cartazes de cinema destacam-se como uma forma de arte que transmite a essência de um filme através da imagem, com a Academia premiando anualmente o Melhor Cartaz para incentivar cineastas e designers.
Já os trailers revelam-se fundamentais na promoção de um filme, gerando expectativa e conexão com o público, com a estreia do novo prémio de Melhor Trailer nesta edição.
Por fim, a identidade gráfica celebra a criatividade dos estudantes de design gráfico, com uma exposição das propostas vencedoras do concurso de identidade gráfica do Sophia Estudante 2025.

