SESSÕES GRATUITAS 32 FILMES / 30 ACADEMIAS NACIONAIS DE CINEMA
“Les Nuits en Or” é uma iniciativa da Académie des César, organizada em Portugal pela Academia Portuguesa de Cinema, que reúne anualmente uma seleção de curtas-metragens distinguidas por Academias de Cinema de todo o mundo.
De 2 a 4 de junho, o Cinema São Jorge apresenta um programa único de 32 curtas-metragens premiadas pelos galardões nacionais de cada Academia participante: César, Oscar, Goya, BAFTA, Sophia, David di Donatello, Magritte, entre outros.
As sessões decorrem diariamente às 19:00 e às 21:30, com entrada gratuita (sujeita à lotação da sala). Entre os filmes exibidos, destaca-se a curtametragem portuguesa 2720, de Basil da Cunha, vencedora do Prémio Sophia e Melhor Curta-metragem de Ficção. O realizador estará presente na sessão no dia 2 de junho, às 19h00 para apresentar o seu filme.
Na seleção de curtas-metragens distinguidas por academias de cinema de todo o mundo, algumas destacam-se pela força das suas histórias e relevância temática. 2720, do realizador suíço de origem portuguesa, Basil da Cunha, mergulha-nos num bairro clandestino da Reboleira, cruzando os destinos de uma criança à procura do irmão e um ex-recluso em busca de redenção, num retrato cru e tenso da periferia. I’M NOT A ROBOT, dos EUA, acompanha uma mulher obcecada com a ideia de que pode ser uma máquina, numa reflexão moderna sobre identidade. Da Ucrânia, MARIUPOL. A HUNDRED NIGHTS é uma homenagem à infância roubada pela guerra, honrando a memória das crianças que sofreram durante a invasão russa da Ucrânia. Já THE MAN WHO COULD NOT REMAIN SILENT, premiado em França, dá vida a uma história real de resistência civil frente à violência paramilitar, sendo uma expressão do poder da consciência individual. Por fim, THUË PIHI KUUWI, do Brasil, propõe uma visão rara e poética do mundo espiritual yanomami, unindo cinema e saber ancestral num testemunho tocante e necessário.
Filmes reconhecidos não só pelo mérito artístico, mas também pela capacidade de sensibilizar o espectador com questões humanas universais.
Les Nuits en Or é um convite à descoberta do olhar de novos cineastas e uma oportunidade para conhecer a diversidade da cinematografia contemporânea a nível mundial.
Todos os filmes são exibidos na versão original e com legendagem em Português.
Entrada livre mediante lotação da sala. 2
Classificação etária: M/16 anos
A programação completa pode ser consultada em:
academiadecinema.pt/nuits-en-or/