A co-produção entre Portugal e o Brasil, que juntou José Eduardo Agualusa e José Barahona na escrita de um argumento que desafia a olhar a escravatura, chega aos cinemas a 3 de outubro 2024.

“Sobreviventes” dá vida à história do naufrágio de um navio negreiro entre Angola e o Brasil em meados do século XIX, numa altura em que o tráfico já se encontrava em fase de extinção, num argumento escrito em conjunto por José Barahona e pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa.

Filmado a preto e branco, remetendo para o livro “Nação Crioula” de Agualusa e a personagem fictícia Fradique Mendes, criada por Eça de Queiroz, o filme que chega às salas de cinema a 3 de outubro retrata as tensões que se criam entre os sobreviventes, senhores e pessoas escravizadas, brancos e negros. Rodado em 2022 na costa portuguesa, a segunda longa-metragem de ficção do realizador conta com interpretações de Anabela Moreira, Zia Soares, Ângelo Torres e Miguel Damião e, ainda, com a participação de Milton Nascimento na banda sonora.

José Barahona completou os seus estudos em Cuba e em Nova York e tem trabalhado em cinema, tanto em Portugal como no Brasil. Entre outras obras, é o autor de “Nheengatu – A Língua da Amazónia”, que também aborda questões relacionadas com o colonialismo, e “Estive em Lisboa e lembrei de você”, ambas apresentadas em diversos festivais nacionais e internacionais. Neste seu mais recente filme, o realizador desafia os espetadores a entrarem numa viagem marcada pela luta pela sobrevivência e pelo poder, mas também pela inversão dos valores morais e sociais da época.

Por altura da sua estreia no Festival IndieLisboa, em 2023, Barahona partilhou com a imprensa que este é um filme que vem “levantar esse véu de uma coisa que nós aqui [em Portugal] costumamos varrer para debaixo do tapete; esse crime enorme que os portugueses cometeram que foi o tráfico de pessoas escravizadas e que continuou depois da independência do Brasil. (…) As comunidades negras, quer no Brasil quer em Portugal, estão a querer que todos nós olhemos para esse período da história de outra maneira”, sublinhou.

Um filme que cruza a perspetiva colonial portuguesa com a dos angolanos, retirados à força de Angola e escravizados no Brasil, numa criação cinematográfica que questiona como encontrar uma forma de viver em harmonia face a um isolamento que se vai revelando entre as ondas que enchem as marés.

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