«Quando Acabares de Salvar o Mundo» é mais um achado dos canais TVCine produzido pela actual coqueluche do cinema independente americano a A24. A obra possui uma história tocante e dois sólidos desempenhos de Julianne Moore e Finn Wolfhard.
O filme foi escrito e realizado por Jesse Eisenberg e denota-se uma grande sensibilidade na realização para capturar os sentimentos dos seus actores. Jesse Eisenberg desenvolveu uma peça em três audiobooks que originaram a base deste drama familiar com um toque de humor nas situações mais embaraçosas.
Os valores colidem entre a mãe (Julianne Moore), uma pessoa com consciência social (ela fundou um abrigo para vítimas de violência doméstica) face ao filho (Finn Wolfhard) que se está nas tintas para o mundo exterior preferindo viver a fantasia de ser influencer no Youtube. Ambos se perderam nos seus desígnios e na relação entre si e as pessoas em seu redor.
A palavra e os gestos dominam num choque de atitudes face ao mundo, mãe e filho vivem separados no mesmo lar e alienados nas suas redomas. É uma história sobre o escape de dois personagens narcisistas que tentam encontrar em dois estranhos possibilidades de afecto que foi erodido ao longo dos anos. É uma narrativa que soube combinar a tristeza com o humor – nesse afecto forçado – que ajuda a atenuar o peso da situação. É uma obra com uma mensagem certeira, Eisenberg criou personagens e pontos de fratura ao explorar personalidades, mas também convidando o espectador à introspeção e consciencialização destas relações nos diferentes microcosmos da vida.
Título original: When You Finish Saving the World Realização: Jesse Eisenberg Elenco: Julianne Moore, Finn Wolfhard, Billy Bryk, Jay O. Sanders, Alisha Boe Duração: 88 min. Estados Unidos, 2022