Painting with John

Painting with John: Processo Criativo em Série

Painting with John: Processo Criativo em Série

«Painting with John» é uma espécie de one man show, com o polivalente John Lurie como protagonista. John pinta, organiza a sua série e disserta sobre a vida. Tudo para ver na HBO Portugal a partir de amanhã, 22.

O espectador é envolvido pela ação de «Painting with John», sendo convidado a questionar o que John Lurie diz e a combinar as imagens da Natureza e das suas pinturas com palavras, sensações ou emoções. Lurie não se leva demasiado a sério, e isso é bom, tornando o ambiente da série quase familiar. No essencial, acompanhamos o versátil John Lurie no nascimento dos seus quadros e da sua série, onde tem liberdade total.

Painting with John

«Painting with John» é uma história sem argumento nem fio condutor declarado. Cada episódio é mais uma criação do autor, que realiza, desenvolve e protagoniza a minissérie — onde também é responsável pela banda sonora. Lurie é músico, pintor e ator e, sem dúvida, um poço de histórias a descobrir, desde a infância até aos nossos dias. E sempre sem respostas fechadas.

A nova série da HBO convence-nos pela simplicidade, quase amigável, de um encontro mano a mano numa altura em que se recomenda a distância. A ideia de que Lurie faz monólogos é quase uma ilusão, tantas são as vezes que ele desafia quem vê a criar e a questionar as ideias que apresenta. Ou, simplesmente, a aproveitar com ele o silêncio que a envolvência natural oferece… e o drama de gravar uma introdução bem-conseguida para a sua série.

«Painting with John» é uma espécie de documentário sem argumento definido ou atores. É a vida de Lurie ou, pelo menos, a forma como ele a entende, a par das pessoas que a integram. O original da HBO funciona também como um tutorial, com o pintor a partilhar algumas das suas técnicas e a revelá-las ao pormenor. O primeiro episódio é lançado sexta-feira, 22.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos