Antes de recuperar a tragédia anunciada da era de Allende, a nova série do TVCine Edition mostra a separação entre o líder e um dos seus principais conselheiros, que recebe a missão de contar os ideais que partilhavam.
Da campanha presencial ao fim prematuro, a minissérie de quatro episódios «Os Mil Dias de Allende» conta a história por detrás do “mito” de Salvador Allende (Alfredo Castro), retirado do poder na sequência de um golpe de Estado de Augusto Pinochet (Daniel Alcaíno). Em destaque encontramos Manuel Ruiz (Pablo Capuz), um jovem que conquista um lugar de relevo na equipa de Allende, que se prepara para assumir o papel de presidente do Chile.
Entre a instabilidade política e uma sociedade em ebulição, Allende ambiciona aplicar várias mudanças, mas o caminho adivinha-se complicado desde cedo. Com muita tensão desde os primeiros momentos, num clima político desafiante e sem regras, há um fim trágico antecipado pela ação que se desenrola no ecrã. Com atentados e ataques violentos, instala-se um forte clima de insegurança, onde todos parecem ter a cabeça a prémio.
Com a promessa de reformas económicas e sociais, o que implicava também mudanças na textura empresarial, Allende não teve a vida facilitada. As crises sucediam-se e a promessa de uma nova vida para o Chile parecia cada vez mais uma utopia. E, na verdade, foi: o país depressa mergulhou num clima político rígido e ditatorial, liderado por Pinochet. Do projeto outrora desejado não resta mais do que a sua estrutura por desenvolver, e agora uma nova minissérie que testemunha os factos ocorridos – e aqueles que ficariam eternamente na “gaveta”.
Pela mão de Manuel Ruiz, o público é envolvido na história e acaba por ser quase participante. A partilha na primeira pessoa, com flashes da personalidade de Allende, leva a que esta seja uma série plural, que combina o aceso clima político com a personalidade do líder; bem como os valores que ele privilegiava em quem o rodeava. Além de o mostrar como um homem de família, que integra as pessoas mais próximas na realidade que projeta para o Chile. A realização fica a cargo de Nicolás Acuña (Inês da minha alma, Los archivos del cardenal, Sitiados).