A curta-metragem de animação de Laura Anahory integra a seleção oficial de La Cinef, a secção competitiva do Festival de Cannes dedicada a filmes de escola.
O filme “O Pássaro de Dentro”, realizado pela jovem cineasta Laura Anahory e produzido pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi selecionado pela La Cinef da edição de 2025 do Festival de Cannes.

Esta curta-metragem é animada em 2D e mixed media, explorando as lutas diárias da saúde mental, e as suas manifestações no corpo físico. O filme surge motivado pela necessidade pessoal e íntima de representar o grande esforço necessário para manter o equilíbrio entre a saúde mental e física. Já a técnica usada pretende explorar a elasticidade da animação para abordar, no exagero do corpo metamórfico animado, a relação íntima do corpo e mente.

La Cinef é uma secção oficial do Festival de Cannes dedicada a descobrir e apoiar novos talentos do cinema mundial. Criada em 1998 sob o nome Cinéfondation e renomeada para La Cinef em 2022, esta secção seleciona anualmente curtas e médias-metragens realizadas por estudantes de escolas de cinema de todo o mundo, servindo de um importante ponto de partida para cineastas que mais tarde alcançaram reconhecimento internacional, como Jessica Hausner, Asif Kapadia ou Nadav Lapid.

O Pássaro de Dentro é um filme de Laura Anahory, produzido pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (Portugal). O filme segue uma mulher e o pássaro que vive dentro dela, e como a incapacidade que os dois têm de coexistir causa danos físicos no corpo dela.

ARTIGOS RELACIONADOS
Postal de Cannes – 13 de Maio

Podia ser uma ironia. Aliás, se é uma ironia, não deixa de ser tão desconcertante quanto deliciosa. Ou seja: no Ler +

Robert De Niro, uma marca autoral no modo de se transformar – Cannes 2025

Ao longo de 60 anos de cinema (e 81 de vida), Robert De Niro só realizou longas-metragens um par de Ler +

Fatih Akin recria memórias alemãs da II Guerra – Cannes 2025

Encarado como um veio de renovação autoral para a indústria audiovisual alemã dos anos 2000, de braços dados ao melodrama, Ler +

Karim Aïnouz atrai olhares do mundo para o cinema do Ceará – Cannes 2025

Depois de concorrer à Palma de Ouro dois anos seguidos, com «O Jogo da Rainha» («Firebrand», 2023) e «Motel Destino» Ler +

França regressa à cidade de Bacurau à espera de «O Agente Secreto» – Cannes 2025

Com a seleção de Kleber Mendonça Filho para a competição oficial de Cannes, em 2025, com «O Agente Secreto», a Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.