O Futuro

O FUTURO

O FUTURO

Após vários anos de interregno – a estreia com «Eu, Tu e Todos os que Conhecemos» («Me and You and Everyone We Know», estreou em 2005 –, a multifacetada realizadora norte-americana Miranda July com este número de magia que retrata o marasmo de todos aqueles que ambicionam ser algo na vida mas estão insatisfeitos e bloqueados na sua existência. Parar o tempo, uma Lua que fala com o protagonista e um gato (o Pantufa) que sofre insuficiência renal e surge como o narrador activo são algumas das agradáveis bizarrias que o espectador pode encontrar em “O Futuro” …sejam bem-vindos ao admirável mundo de Miranda July.

Jason (Hamish Linklater) e Sophie (Miranda July) são um casal em estado “vegetativo”. Estão na casa dos 30 e têm a vida mal parada: quando não estão a navegar na net, ele é um call center ambulante e ela dá algo parecido com aulas de dança às crianças. A decisão de adoptarem um gato (o Pantufa!), obriga-os a repensar os hábitos pois o futuro aproxima-se agora que vão ser “pais”. A tentativa de mudança é um tiro no pé e a consciencialização que a vida deles é uma frustração: Jason começa a vender árvores porta-a-porta e conhece Joe (Joe Putterlik), uma versão avançada do seu Ser; Sophie decide fazer 30 vídeos de dança em 30 dias no YouTube mas não passa do primeiro dia e a idealização da sua vida vai piorando para dar lugar a uma fantasia negra onde sai de casa e arranja um amante. As situações repetem-se num constante loop de improbabilidades. O espaço e o tempo fundem-se a belo prazer numa observação mordaz sobre as escolhas, os balanços e os desejos existenciais.

«O Futuro» é baseado numa performance de arte de Miranda July: surgiu como algo orgânico, não é uma narrativa linear e foi filmado em digital no espaço de 21 dias com a câmara RED. Além do show de July, destaca-se o trabalho calculado de direcção de arte na forma como os objectos inanimados ganham vida própria e traduzem os estados de alma dos seus proprietários. «O Futuro» é cinema independente ao seu melhor estilo com uma autora única que continua a combinar o insólito com o hilariante numa observação suis generis da vida.

Título original: The Future Realização: Miranda July Elenco: Miranda July, Hamish Linklater, David Warshofsky. Duração: 91 min EUA/Reino Unido/França/Alemanha, 2011

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº8, Abril 2013]

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos