O Amazon Prime Video lança esta sexta-feira os quatro primeiro episódios de «I Know What You Did Last Summer». A METROPOLIS já viu e diz-lhe o que pode esperar.
O segredo de «I Know What You Did Last Summer» está na forma como sabe viver com o óbvio. Há, no argumento, um conjunto de clichés e lugares-comuns, tal como acontece nos filmes desenvolvidos a partir do livro de Lois Duncan, mas nem por isso a série perde o interesse. Pelo contrário. O facto de a trama encarar o óbvio, de frente, tira a sua previsibilidade do caminho e deixa o espectador focar-se noutros elementos, nomeadamente o desenvolvimento das personagens e o drama envolvido (muito drama!).
Porque motivo duas gémeas (Madison Iseman) estariam na mesma festa com a mesma roupa se tiverem mais de 10 anos? Porque dá jeito. Não é preciso ser um detetive astucioso para desvendar o primeiro plot twist da série, e a criadora Sara Goodman não está para grandes segredos, pelo que resolve essa questão com relativa facilidade e sem mistério. Aliás, o óbvio continua a ser uma constante nos quatro episódios a que a Metropolis teve acesso em primeira mão, mas o facto de tudo se resolver tão depressa só torna o argumento mais complexo e deixa o espectador ainda mais confuso.
A narrativa é simples: um grupo de amigos atropela alguém depois de uma noite bem regada com álcool e drogas, decidindo esconder o corpo para não arcar com as consequências. Um ano depois, quando Lennon (Madison Iseman) regressa a casa, é apanhada de surpresa por uma mensagem enigmática: “eu sei o que fizeram no verão passado”. Se no início a ameaça não é levada a sério, o caso muda de figura quando começam a surgir vítimas mortais. Quem sabe o segredo macabro dos jovens? Quem é o assassino impiedoso que está a atacar as personagens?
Ao jeito de um slasher juvenil, «I Know What You Did Last Summer» é assumidamente exagerada na sua concretização, com a violência a ser muito mais estética do que propriamente estruturada. Mais uma vez, importa destacar que a nova aposta do Amazon Prime Video não se distingue por ter um caráter inovador, mas antes por absorver os vícios do género, em particular do thriller, para construir uma história apelativa e que desperta a curiosidade de quem vê e quer saber quem é, afinal, o assassino. E até a interpretação dos atores envolvidos aponta muito para o estereótipo.
Adaptação livre da história que já passou dos livros para o grande ecrã, tudo pode acontecer em «I Know What You Did Last Summer», que traz novas personagens e novas storylines. No elenco destacam-se nomes como Brianne Tju, Ezekiel Goodman, Ashley Moore, Sebastian Amoruso, Bill Heck, Fiona Rene, Cassie Beck, Chrissie Fit e Spencer Sutherland, entre outros.