HERÓI DE SANGUE

HERÓI DE SANGUE

«Herói de Sangue» é uma história sobre dois homens senegaleses que combateram na Primeira Guerra Mundial integrados no exército francês. O título original do filme é «Tirailleurs», que era um termo que servia para definir os nativos recrutados dos antigos territórios ultramarinos de França (Argélia, Tunísia, Marrocos, Senegal, etc.). O filme é protagonizado por Omar Sy («Lupin», «Amigos Improváveis»), provavelmente o mais internacional dos actores franceses da actualidade, ele arrasta multidões sendo bastante apreciado pelo público. Sy interpreta Bakary Diallo, um pai senegalês que cuida da sua quinta e que se voluntaria para acompanhar o filho, Thierno Diallo (Alassane Diong), após o recrutamento forçado deste para combater na Europa pela potência colonial. A acção transita para a batalha onde observamos o sentido de perda da identidade destes soldados, a sanguinária guerra de trincheiras e as escaramuças de Thierno, que prova ser um corajoso soldado e vai subindo na hierarquia militar. Os acontecimentos fazem-se sempre com o pai à espreita, a tentar proteger a vida do filho e encontrar um plano de fuga do massacre no campo de batalha. A realização de Mathieu Vadepied conseguiu contextualizar e expressar todo o choque cultural numa guerra traumática. Omar Sy tem um desempenho dramático fisicamente expressivo e todo feito em dialecto senegalês. É uma performance verosímil – não é um papel de “acção” – e contracena lindamente com Alassane Diong.

O filme abriu o Festival de Cannes em 2022 (ao lado de «Top Gun: Maverick») e, sem ser crítico, reavivou as feridas da colonização francesa. Tem uma dimensão pedagógica ao retratar a realidade e o sacrifício deste corpo expedicionário de homens africanos na 1.ª Grande Guerra. É uma obra que levanta a possibilidade de que os ossos do túmulo ao Soldado Desconhecido no Arco do Triunfo, em Paris, possam ser de um tirailleurs. «Herói de Sangue» é uma justa homenagem sem clichés ou paternalismos na partilha de uma história comum e de uma memória verdadeira que importa também às próximas gerações. «Herói de Sangue» é um filme de guerra que combina o thriller e o drama na luta de um pai que faz tudo para salvar o seu filho.

Título original: Tirailleurs Realização: Mathieu Vadepied Elenco: Omar Sy, Alassane Diong, Jonas Bloquet Duração: 98 min. França/Senegal, 2022