AMERICAN FICTION

AMERICAN FICTION

Parece incrível, «American Fiction», um dos mais aclamados filmes da temporada de prémios de 2024, apareceu na Amazon Prime sem pompa ou circunstância aquando da sua estreia. O filme venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, talvez uma surpresa na noite dos Oscars, mas rapidamente percebemos da força de um argumento criativo, perspicaz e provocador. Cord Jefferson realizou e escreveu a partir do livro “Erasure”, de Percival Everett. O enredo foca os dilemas de um académico afro-americano que escreve romances pouco reconhecidos e que são incompreendidos pelos leitores. A coisa mais “negra” dos seus romances é a tinta que pinta as páginas dos livros, no entanto, ele (por ser negro) é percecionado por alguns como alguém que só escreve sobre assuntos afro-americanos. Thelonious ‘Monk’ Ellison (Jeffrey Wright) tem um péssimo feitio, e, farto de escutar chavões sobre os afro-americanos, nos livros de uma popular escritora negra, decide criar um alter-ego e escrever um livro repleto de clichés sobre como a América vê os negros. A sua nova obra está recheada de pais ausentes, rappers, drogas e no fim é morto um polícia. O que começou por ser um manuscrito pouco subtil, em forma de piada de mau gosto, torna-se um potencial best-seller, agitando ainda mais a vida de Monk…

«American Fiction» combina o humor cáustico com o drama. É um filme que, apesar da brilhante sátira social, mantém um realismo sóbrio perante a vida. Esta narrativa vive a paredes meias com uma observação acutilante da relação de Monk com a sua família disfuncional que é atingida pela tragédia, a separação e os problemas de saúde mental da mãe. É uma família que no fundo vive de problemas reais e o drama evolui dentro dessas coordenadas. A jornada de Monk e a consumação de quem ele é torna-se um dos percursos narrativos desta obra… O filme está recheado de bons desempenhos, mas o grande destaque vai inteiramente para a performance de Jeffrey Wright no desempenho de um personagem complexo e tridimensional.

Título original: American Fiction Realização: Cord Jefferson Elenco: Jeffrey Wright, Tracee Ellis Ross, John Ortiz, Sterling K. Brown, Leslie Uggams Duração: 117 min. EUA, 2023