Uma história de amor perante a intolerância num romance na adolescência que procura a cor da vida. «Estranho Amor» tem uma bela realização de Giuseppe Fiorello e conta com boas interpretações dos jovens Gabriele Pizzurro e Samuele Segreto.
A história desenrola-se na Sicília no início dos anos 1980. Gianni (Samuele Segreto) é um jovem de 16 anos, é ostracizado pelos amigos e a família e vítima de homofobia. Gianni vive entre a espada e a parede, mora com a sua mãe e trabalha na oficina de motas do intratável namorado da mãe. Um acidente de mota coloca-o na rota de Nino (Gabriele Pizzurro). Um jovem da mesma idade de Gianni que trabalha com o seu pai a preparar os fogos de artificio nas festas populares dos vilarejos de província. Gianni estabelece uma amizade com Nino e a sua família disfuncional, eles têm bom coração e recebem-no como um filho. Em pano de fundo temos um Verão quente e o percurso da seleção italiana de futebol no Mundial de 1982. O romance entre os dois adolescentes no calor do Verão vai terminar com um estrondo… «Estranho Amor» é inspirado numa história verídica que chocou um país, mas a obra é livre e poética não se tornando nenhum acto de reivindicação política.
Título original: Stranizza d’amuri Título internacional: Fireworks Realização: Giuseppe Fiorello Elenco: Gabriele Pizzurro, Samuele Segreto, Simona Malato Duração: 134 min. Itália, 2023
[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº108, Julho 2024]