O Doc’s Kingdom regressa a Odemira de 19 a 23 de novembro com um programa focado no som e na escuta. Destaca-se a presença da realizadora Trinh T. Minh-ha, que também apresentará o seu trabalho em Lisboa.

O Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental realiza-se pela segunda vez consecutiva em Odemira, de 19 a 23 de novembro 2024, para repensar o cinema documental a partir da perspetiva do som. A reconhecida cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha é uma das principais convidadas da edição e também irá marcar presença em três eventos em Lisboa após o Seminário.

Durante cinco dias, o Doc’s Kingdom apresenta um programa que inclui filmes, debates, instalações e performances sonoras, propondo uma reflexão aprofundada sobre cinema de não-ficção e o seu papel na atualidade. O Seminário, que sob direção de Marcia Mansur se consolida como um espaço de encontro internacional em Odemira, é um momento de discussão crítica e interdisciplinar.

Repensar o mundo através do som: o programa “Formas de Escutar”
A curadoria da edição de 2024 está a cargo de Stoffel Debuysere, programador da plataforma belga Courtisane, que foi selecionado através de um concurso público internacional. Com o título “Formas de Escutar” (“Ways of Listening”), o programa procura desviar o foco habitual na imagem e explorar a dimensão crítica do documentário a partir da escuta. Entre os convidados estão Trinh T. Minh-ha, Trevor Mathison e Gary Stewart, Ernst Karel, Matilde Meireles, Alison O’Daniel e Susana de Sousa Dias.

A presença de Trinh T. Minh-ha (1952, Hanói) é um dos momentos mais aguardados. Residente nos EUA desde os anos 1970, Minh-ha é uma referência incontornável na interseção entre cinema, questões pós-coloniais e feministas, desafiando formatos documentais e normas culturais de representação.

Trevor Mathison (1960, Londres), co-fundador do Black Audio Film Collective, também estará presente com Gary Stewart, parceiro no projeto Dubmorphology. A programação inclui ainda obras e performances ao vivo de Ernst Karel (1970, Palo Alto), conhecido pela sua prática em música eletroacústica e som para documentário, e uma performance sonora inédita de Matilde Meireles, desenvolvida em Odemira com sons captados no local. Completam a lista de artistas e cineastas convidados Susana de Sousa Dias (1962, Lisboa), que apresenta novos trabalhos e uma sessão pública no âmbito dos 50 anos do 25 de abril, e Alison O’Daniel (1979, Miami), com o filme The Tuba Thieves (2023), exibido em Sundance, CPH:DOX e DOK Leipzig.

Sessões de cinema e eventos abertos ao público
À semelhança das edições anteriores, o programa é mantido em segredo até ao início de cada sessão e a participação em todas as atividades do Seminário é garantida mediante inscrição prévia. Este ano, no entanto, o Doc’s Kingdom expande a sua programação de sessões abertas ao público, incluindo a sessão de abertura (terça-feira, 19) com What About China?, o filme mais recente de Trinh T. Minh-ha, no Cineteatro Camacho Costa, e a sessão de encerramento (sábado, 23) que contará com uma performance sonora da dupla Dubmorphology, no Mercado Municipal.

Entre as sessões de cinema de livre acesso destacam-se ainda 48 de Susana de Sousa Dias (2009), para assinalar os 50 anos do 25 de Abril; Handsworth Songs do Black Audio Film Collective (1986), um ensaio experimental que aborda questões raciais e políticas; e Meezan [foto] de Shahab Mihandoust (2023), com desenho sonoro de Ernst Karel.

Além das sessões, será apresentada na Igreja da Misericórdia a exposição Expeditions, com uma instalação fílmica do Black Audio Film Collective, de 19 a 21 de novembro.

Três sessões imperdíveis com Trinh T. Minh-ha em Lisboa
Após o Seminário, Trinh T. Minh-ha apresentará o seu trabalho em três encontros em Lisboa. No dia 24 de novembro, às 18h, a Fundação Oriente será exibido What About China? (2022). No dia seguinte, a cineasta apresenta uma Masterclass no auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, às 17h, seguida de uma conversa com Catarina Alves Costa. Por fim, a Cinemateca Portuguesa exibe, ainda no dia 25 de novembro, às 21h30, a nova cópia restaurada da longa-metragem Naked Spaces – Living Is Round (1985).

© Trinh T. Minh-ha, Naked Spaces – Living Is Round (1985). Cortesia da realizadora e Arsenal.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

SESSÕES ESPECIAIS E GRATUITAS EM ODEMIRA

Terça-feira, 19 Novembro
15h-18h | Igreja da Misericórdia
Instalação: Expeditions (Black Audio Film Collective)
(continua de 20 a 21 Novembro, 12h-18h)

18h | Cineteatro Camacho Costa
Sessão de Abertura: What About China? (Trinh T. Minh-ha, 2022, 135’)

Quinta-feira, 21 Novembro
Cineteatro Camacho Costa
14h30 | 48 (Susana de Sousa Dias 2009, 93′)
21h45 | Handsworth Songs (Black Audio Film Collective,1986, 60’)

Sábado, 23 Novembro
14h30 | Cineteatro Camacho Costa
Meezan (Shahab Mihandoust, 2023, 72’)

21h30 | Mercado Municipal de Odemira
Sessão de Encerramento: Performance Dubmorphology (Trevor Mathison & Gary Stewart)

AGENDA TRINH T. MINH-HA EM LISBOA

Domingo, 24 Novembro
18h | Fundação Oriente
Sessão gratuita do filme What About China? (Trinh T. Minh-ha, 2022, 135’)

Segunda-feira, 25 Novembro
17h | Auditório da Faculdade de Belas Artes
Conferência de Trinh T. Minh-ha, seguida de conversa com Catarina Alves Costa

21h30 | Cinemateca Portuguesa
Sessão Naked Spaces: Living is Round (Trinh T. Minh-ha, 1985, 135’)
Exibição de cópia restaurada, com apresentação da realizadora.

Mais informação em: www.docskingdom.org.

ARTIGOS RELACIONADOS
TEMPESTADE EM WASHINGTON

«Tempestade em Washington» é um documentário fascinante da plataforma de streaming Filmin, com o passar das décadas será um objecto Ler +

A MÚSICA DE JOHN WILLIAMS

«A Música de John Williams» é um dos grandes documentários do ano – não seria para menos – é o Ler +

DAHOMEY

"Os museus são uma instituição ocidental." afirma, peremptoriamente, um dos intervenientes africanos, num debate com alunos da Universidade de Abomey-Calavi, Ler +

Ouro Negro – trailer

OURO NEGRO, primeira longa-metragem de Takashi Sugimoto, realizador japonês radicado em Portugal, venceu o Prémio Especial do Júri na secção Ler +

Svetlana: O Meu Pai é Joseph Estaline – trailer

A 29 de novembro, o Videoclube Zero em Comportamento disponibiliza em exclusivo o filme que desvenda a história de Svetlana, Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.