Na sua primeira obra, Abbruzzese apresenta-nos um filme que vai além dos padrões habituais, mergulhando profundamente nos traumas deixados pela guerra no subconsciente humano.
Galardoado com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim e vencedor do Prémio do Júri da Festa do Cinema Italiano 2024, este filme transporta-nos para um universo onde os fantasmas são manifestações tangíveis das memórias dolorosas, assombrando aqueles que vivenciaram o conflito de forma visceral.
Com uma actuação marcante de Franz Rogowski no papel de Aleksei, um bielorrusso que foge para França e se inscreve na Legião Francesa, somos levados a questionar o próprio sentido da existência. Este não é apenas mais um filme sobre estruturas militares e hierarquias rígidas; Abbruzzese segue os passos daqueles que, como Clint Eastwood com Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima, mostraram a guerra sob perspectivas opostas, desafiando-nos a reflectir sobre as complexidades do conflito e os seus impactos duradouros na psique humana.
A acompanhar este devaneio mágico está uma poderosa banda sonora do músico electrónico Vitalic, que ajuda a transformar a discoteca num lugar de transcendência que se torna no destino final para aqueles que mantêm a sua visão firmemente colocada no horizonte sagrado da utopia.