Dave

Dave: Bloqueio Criativo Não Trava a Ousadia Já Habitual

Dave: Bloqueio Criativo Não Trava a Ousadia Já Habitual

Chega hoje ao catálogo da HBO Portugal a segunda temporada de «Dave», uma comédia ligeira e inspirada em Lil Dicky. A Metropolis, que teve acesso aos primeiros episódios, antecipa o que aí vem.

Dave Burd e Jeff Schaffer (Calma, Larry; The League) continuam a contar a história de Dave (Burd), um protagonista trapalhão inspirado, à superfície, no intérprete que lhe dá vida. Quatro meses depois da ação da primeira temporada, encontramos Dave e companhia em Seul (Coreia do Sul), onde tenta capitalizar as atenções dos fiéis seguidores de K-Pop e fazer uma colaboração com a popular CL. No entanto, entre comentários estereotipados, rumores e uma sucessão de azares, nada acontece como o artista em ascensão tanto desejava.

Dave

Mike (Andrew Santino) confirma o seu estatuto de pior manager da história (pelo menos do pequeno ecrã) e GaTa (interpretado pelo próprio) arrisca sair demasiado da linha, contribuindo em larga escala para a tragédia internacional de Dave. Com um bloqueio criativo que o incapacita de escrever letras, Dave anda a deriva em termos artísticos e pessoais, sem se reencontrar após o fim da relação com Ally (Taylor Misiak). Apesar de a editora lhe ceder uma casa de luxo, nem isso parece suficiente para acalmar a sua aparente tristeza.

Com uma metalinguagem inteligente e uma comédia fácil, «Dave» marca pontos como uma trama leve e diretas sobre as desventuras de um (pseudo) artista, que tenta consolidar a sua posição no mercado musical, a custo de muito marketing e sorte. A sua estratégia tosca é revelada desde cedo ao espectador, o que torna o desenvolvimento dos acontecimentos uma partilha entre personagens e a audiência, que participa como cúmplice. As trapalhadas sucedem-se, mas, mesmo assim, Dave parece estar mesmo destinado ao sucesso… Até quando?

Será difícil marcar a diferença na pike season da televisão, sobretudo com uma aposta tão sólida como «Atlanta» a render os maiores elogios, mas «Dave» conquista o público exatamente por não querer ser igual aos outros. Aos poucos, e até timidamente, a série da FXX vai fazendo o seu percurso entre o humor do estrelato e a crítica social. À boleia da participação de algumas celebridades, como Kendall Jenner, Hailey Bieber, Kyle Kuzma, Lil Nas X ou Kareem Abdul-Jabbar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos