ASSASSINO PROFISSIONAL

ASSASSINO PROFISSIONAL

Há aqueles filmes que recomendamos com muita paixão, tendo consciência de que não são para todas as sensibilidades, e depois há os filmes que recomendamos com a confiança de que não existe “margem de erro”, assumindo que a pessoa que exortámos a ir ao cinema sairá da sala a levitar, satisfeita com o que acabou de ver. «Assassino Profissional» pertence definitivamente a esta segunda categoria: é o melhor filme de Richard Linklater em algum tempo (esqueçam a comédia falhada «Onde Estás Bernadette?», de 2019) e aquele que prova como ainda é possível fazer-se cinema “ligeiro” de grande calibre, enquanto se revela uma estrela. No caso, Glen Powell.

A verdade é que, antes deste «Hit Man», nunca tínhamos dado propriamente por ele: um ator que vai entrando em comédias românticas anónimas, ou em filmes com elencos numerosos, como «Elementos Secretos», e que mesmo num «Todos Querem o Mesmo» ou «Top Gun: Maverick» não teve plataforma para se destacar. O seu momento surge agora, na pele de um professor de filosofia, de aparência nerd, que colabora com a polícia de Nova Orleães, tornando-se de um dia para o outro na estrela desse mesmo departamento da polícia. A saber, Gary Johnson (Powell) – baseado numa personagem verídica com o mesmo nome –, passa a disfarçar-se de assassino a soldo, adotando diferentes e excêntricas identidades nas operações que consistem em encontros com quem quer contratá-lo para matar outra pessoa. Através de um sistema de escuta, a polícia apanha então os clientes quando estes selam o contrato com dinheiro.

O que é que leva um simpático professor de filosofia a envolver-se num trabalho tão arriscado? Assim à primeira vista, poder-se-ia pensar que é uma forma de preencher a falta de adrenalina na sua vida. Mas um dos pontos inteligentes deste thriller cómico é que o campo da filosofia ajuda a elevar a prática do homem: na realidade, ele interessa-se pelo comportamento humano, e fazer-se passar por hitman é uma forma lúdica de o estudar. A dada altura, aparecerá uma cliente por quem Gary Johnson/Glen Powell se apaixona, complicando a natureza do que era um simples part-time. E aí, junta-se à excelente escrita do argumento – concebido a quatro mãos por Linklater e o próprio Powell – o elemento da imprevisibilidade… O mínimo que apetece dizer é que «Assassino Profissional» alcançou o ouro puro da diversão. É uma comédia com cérebro e noções muito claras de um classicismo narrativo, estilo film noir, posto ao serviço da frescura fílmica. Sem hesitações: brilhante!

Título original: Hit Man Realização: Richard Linklater Elenco: Glen Powell, Adria Arjona, Austin Amelio Duração: 115 min. Estados Unidos, 2023