A Lancheira

A LANCHEIRA

A LANCHEIRA

Da Índia chega-nos uma autêntica jóia romântica do realizador Ritesh Batra que é uma das estreias revelação de 2014. A premissa tem como plano central um contabilista viúvo (Irrfan Khan) que está prestes a reformar-se e começa a receber diariamente no seu emprego uma lancheira com iguarias deliciosas. Isto acontece porque recebe o almoço destinado a outra pessoa: a remetente é uma mulher casada (Nimrat Kaur) que tenta conquistar o marido sem grande efeito. Ambos começam a comunicar através de mensagens enviadas pela lancheira.

«A Lancheira» é uma lufada de ar fresco na dinâmica de construção de um romance que se sente e desperta os sentidos. Esta é uma história que nos conquista através do estômago por uma belíssima narrativa feita de amor, infortúnio e felizes acasos. A realização é de uma perspicácia impressionante e a química entre o experiente Irrfan Khan e a bela e recém-chegada Nimrat Kaur fazem as delícias do espectador. Em acção estão os dilemas do amor e a solidão num enredo feito de uma relação sem rosto, mas com comida, palavra e afecto. Uma história que vale a pena descobrir.

Título original: The Lunchbox Realização: Ritesh Batra Elenco: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui Duração: 104 min Índia/França/Alemanha/EUA, 2013

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº23, Outubro 2014]