The Novice

A CALOIRA

A CALOIRA

Quando o remo se cruza com «O Cisne Negro» temos uma obra estupenda em termos visuais e humanos. Alex (Isabelle Fuhrman de «Órfã», 2009) é uma caloira que deseja entrar na equipa de remo da universidade, mas não lhe bastam os mínimos, ela deseja ser a melhor a todo o custo. «A Caloira» pode ser visto como um retrato de obsessão, mas também de determinação que coloca a protagonista muito próxima da loucura e dos limites na procura da sua meta. «A Caloira» é uma estreia meteórica de Lauren Hadaway como argumentista e realizadora na sua primeira longa-metragem. É uma obra profundamente trabalhada do ponto de vista cinematográfico. A sua realização transporta-nos para outro mundo, a montagem, a cinematografia, a música e o som são subliminares e componentes vitais de toda atmosfera e intensidade da obra. O argumento transforma uma obsessão real em algo absolutamente surreal e incrível. A interpretação de Isabelle Fuhrman é avassaladora, a actriz entrega-se por completo a este desempenho esgotante a nível físico (não teve duplo) e mental.

Lauren Hadaway é claramente um talento que sabe o que anda a fazer e tem uma longa experiência em diversas áreas da componente sonora, tendo trabalhado em quase meia centena de filmes, entre eles «Os Oito Odiados» (2015), «Whiplash – Nos Limites» (2014), «Liga da Justiça» (2017). Aliada à sua realização meticulosa e autêntica – não há nada por acaso no filme – a narrativa sente-se como uma experiência profundamente pessoal e intensa. Lauren Hadaway foi atleta de remo na universidade e transformou os 4 anos de experiência de remo universitário numa história que decorre num ano. «A Caloira» faz-nos lembrar «Whiplash» e evidentemente «Cisne Negro», de Darren Aronofsky – Lauren Hadaway pode ser considerada uma discípula dessa mestria visual. Aguardamos (ansiosamente) pelo seu próximo trabalho.

Título original: The Novice Realização: Lauren Hadaway Elenco: Isabelle Fuhrman, Amy Forsyth, Dilone, Kate Drummond, Jonathan Cherry Duração: 97 min. EUA, 2021

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº98, Setembro 2023]

  • dia 18 de setembro, segunda-feira, às 22h, só no TVCine Edition.