A HBO Max disponibilizou a minissérie «Wolf», da BBC, de seis episódios. A narrativa aborda a história do detetive Jack Caffery, tendo como inspiração a obra literária de Candy Davis.
«Wolf» é um thriller psicológico e tenso, que tem o detetive Jack Caffery (Ukweli Roach) como figura principal, e aborda os contornos negros dos traumas do passado, nomeadamente relacionados com homicídio, e as ameaças tenebrosas do presente, num jogo violento a nível físico e mental. A minissérie, inspirada na obra de Candy Davis, apresenta um protagonista muito preso no desaparecimento precoce do irmão, que acredita ter sido vítima do vizinho, ainda que isso nunca tenha sido provado. Preso ao passado e a novos mistérios, pesados, que se atravessam no seu caminho, Jack fica completamente submerso na escuridão.
O trauma atormenta-o todas as noites, em pesadelos constantes, ao mesmo tempo que recusa alterar o quarto do irmão, de onde vislumbra o vizinho. Isso traz um problema ao seu relacionamento com Veronica (Kezia Burrows), o que deixa ainda mais exposta a sua dificuldade de confiar e largar totalmente o que o atormenta. Mas, por sua vez, a a sua fragilidade emocional também o torna fácil de manipular sentimentalmente. A construção de Jack é muito bem conseguida, sobretudo no episódio piloto, estabelecendo uma linha forte para a ação que se avizinha.
Em paralelo, a família Anchor-Ferrers chega à sua residência, num clima visivelmente desconfortável. Tudo piora quando encontram uma “escultura” grotesca no jardim e ficam sem ligação à rede. Quando dois agentes da autoridade, interpretados por Sacha Dhawan e Iwan Rheon (um antigo ódio dos fãs de A Guerra dos Tronos), chegam à porta, o grupo acredita que se trata de um milagre. No entanto, não tardam a perceber que é exatamente o contrário. E os crimes que marcaram a região pode, afinal, não ser uma história do passado…
Entre mistério, tortura e uma violência visual intensa, «Wolf» constrói um ambiente claustrofóbico para a audiência, que é envolvida no argumento pela realização, a banda sonora e as interpretações de alto nível. À medida que a tensão vai aumentando, o desconforto é palpável dentro de cena e o público não fica indiferente. Um trabalho bem conseguido nesta criação de Megan Gallagher, que cumpre o que a premissa promete.
Os seis episódios já estão disponível na HBO Max. A série conta, além dos já mencionados, com Juliet Stevenson, Owen Teale, Annes Elwy, Sian Reese-Williams, Anthony Webster, Ciarán Joyce e Richard Elfyn, entre outros.