A Netflix acabou de lançar a primeira metade da quarta temporada de «You». Joe (Penn Badgley) procura um novo início, desta vez além-fronteiras. Será que o amor lhe vai trazer problemas outra vez? A Metropolis teve acesso antecipado aos cinco episódios.
«You» é um drama ambivalente no sentido em que constrói uma história interessante para o espectador, mas coloca no centro da equação o típico vilão (em pele de cordeiro). Joe (Penn Badgley) conseguiu escapar, por pouco, à fúria de Love (Victoria Pedretti), dando início assim a mais uma jornada independente e a um novo início. Novo nome, John, nova profissão (professor universitário) e uma nova vida em Londres. Sem revelarmos muito sobre os moldes em que isso acontece, a verdade é que a trama se reagrupa depois do caos e procura novos caminhos.
No entanto, já sabemos que se envolve Joe, tem tudo para correr mal. Não demora muito até que um acontecimento inesperado troque as voltas à aparente tranquilidade do protagonista que, dessa forma, tem de voltar a velhos hábitos para sobreviver. O que é que isso quer dizer? A resposta começa a ser dada na primeira metade da nova temporada, disponível desde há minutos na Netflix Portugal.
Os criadores Sera Gamble e Greg Berlanti colocam Joe no meio da elite britânica, com ligação aos meios políticos e económicos (bem como à corrupção), adensando o alcance da nova storyline. Entre os atores em destaque, encontramos Charlotte Ritchie (velha conhecida dos fãs do Taskmaster UK), Ed Speleers, Tilly Keeper, Lukas Gage e Stephen Hagan, entre outros. Um elenco jovem e sólido, que cumpre os estereótipos do meio e as surpresas a que «You» nos habituou.
Em Londres, após mais uma mudança forçada, Joe integra um grupo de amigos que não tem muito a ver com ele. Esse posicionamento permite não só conhecer novas facetas da personagem principal, como abrir o leque de possibilidades para a história. Embora o passado nunca o largue totalmente, a verdade é que, a cada temporada, é sempre aberta mais uma área de ação e acontecimentos, muitas vezes trágicos. O facto de Joe ser constantemente transportado, até para garantir a sua liberdade, retira todos os limites à narrativa, que tudo pode criar.
Não é preciso mexer muito na fórmula de «You» para a série resultar. Tem uma fanbase consistente, o papel de Joe como narrador/galã/vilão continua a dar cartas e basta mudar o contexto para despertar novamente o interesse e um sem fim de possibilidades. Ao mesmo tempo, a T4 é ainda uma homenagem aos mistérios policiais, mesmo que em diálogo seja partilhado algum desdém. É exatamente o contrário que acontece: «You» coabita com o género literário para tornar mais consistente a sua nova linha narrativa – na sua origem, a trama está ligada também à literatura pela autora Caroline Kepnes, que em abril deverá lançar novo livro da saga.