«Tornados» [«Twisters»] causa impacto e euforia, não é um filme de Categoria 5, mas está longe de ser uma tempestade num copo de água. É uma reminiscência de outra era e da glória dos Verões onde ficávamos fascinados nos cinemas. É um filme que tem sabor a diversão, Verão e pipocas.

O sucessor espiritual de «Twister», uma obra que fez um sucesso monstruoso nos videoclubes do mundo em 1996, numa altura em que era moda os filmes-catástrofe como «Vulcão» (1997) ou «O Cume de Dante» (1997). As audiências voltam a entrar no vórtice das emoções fortes de Homem Vs Natureza.

Inspirado no mortífero “corredor dos tornados”, no coração da América, encontramos entretenimento num fenómeno mortal e destrutivo. «Tornados» faz justiça ao impacto destes imprevisíveis fenómenos da natureza quando tocam no chão e destroem tudo à sua volta. É interessante que em várias cenas do filme consigamos ver na ficção um sentimento idêntico ao que temos face às mesmas imagens de catástrofe que vemos no mundo real. O filme cumpre essa premissa de realismo. É evidente que o resto é ficção num thriller de aventura para impedir o próximo cataclismo.

O coração do filme pertence a Kate (Daisy Edgar-Jones), uma jovem meteorologista que tenta investigar os tornados para tentar antecipar e alertar as populações das chegadas destes ventos apocalípticos. Kate tem um instinto natural face a estas ocorrências e tenta dar alguma lógica à imprevisibilidade dos tornados. Ela carrega um trauma de adolescência, altura em que perdeu os seus amigos e o namorado enquanto tentavam testar um mecanismo para “asfixiar” os tornados acabando por ser engolidos por um poderoso tornado. Os acontecimentos surgem na primeira sequência do filme e colocam o público em sentido. A personagem de Kate não precisa de ser lamechas nem de dizer muitas palavras, é uma performance segura da actriz.


Ao lado de Daisy Edgar-Jones está o cada vez mais imponente Glen Powell. O actor que continua a derreter corações e a conquistar as audiências globais volta a conferir charme e carisma no papel de um cowboy que persegue tornados. Glen Powell demonstra que tem todo o potencial para ser uma grande estrela de cinema e a diversidade e a capacidade de interpretar diferentes papéis são prova inequívoca da sua versatilidade – vejam a comédia romântica «Todos Menos Tu» ao lado de Sydney Sweeney e «Assassino Profissional» onde ele se apresenta com um one man show.

Tyler é o personagem de Glen Powell, um domador de “twisters”, um cowboy sem medo que persegue os tornados com um conjunto de geeks saloios. A abordagem de saloios com um canal Youtube é por vezes excessiva, mas necessária para enquadrar o personagem. Tyler apercebe-se das capacidades intuitivas de Kate que trabalha para uma empresa rival que investiga os tornados mas que tem motivações meramente mercantis para o fazer, que é como quem diz, lucra com a desgraça alheia. O trágico passado de Kate vai ser descoberto por Tyler que demonstra que a melhor forma de ultrapassar o medo é enfrentar a tempestade. Kate e Tyler são almas gémeas, representam a mistura entre a ciência e a religião em redor dos twisters, ambos desejam compreender os tornados e ajudar as comunidades.

«Tornados» tem uma dupla perfeita de actores, um argumento simpático e sequências espectaculares e dignas de um grande ecrã. É um filme de puro entretenimento, descontraído e pensado para o grande público.

Título original: Twisters Realização: Lee Isaac Chung Elenco: Daisy Edgar-Jones, Glen Powell, Anthony Ramos, Brandon Perea Duração: 117 min. Estados Unidos, 2024

ARTIGOS RELACIONADOS
TODOS MENOS TU

«Todos Menos Tu» é um dos feel good movies do ano, mesmo apesar de ter estreado no final de 2023 Ler +

ASSASSINO PROFISSIONAL

Há aqueles filmes que recomendamos com muita paixão, tendo consciência de que não são para todas as sensibilidades, e depois Ler +

Transformers: Rise of the Beasts
TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS

«Transformers: O Despertar das Feras» é uma demonstração que o universo cinematográfico Transformers está num processo de revitalização e no Ler +

Nope
NOPE

Com apenas dois filmes realizados, «Foge» (2017) e «Nós» (2019), Jordan Peele conseguiu transformar-se numa figura relevante do universo de Ler +

Top Gun Maverick
TOP GUN: MAVERICK

«Top Gun: Maverick» é um filme que desafia as expectativas, afirmando de forma corajosa que mesmo que o fim seja Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.