Tony Hawk Pro Skater 1 + 2, edição 4Play para a Sony Playstation 4 é um fabuloso regresso ao passado com um twist do futuro. O título remete os jogadores mais carecas a uma viagem aos primórdios das consolas e, para nosso espanto, mas sobretudo perdição, mesmo que o jogo possa ter desvanecido na memória, o remake é totalmente viciante. E aqueles que nunca jogaram Tony Hawk Pro Skater vão perceber porque é que, vinte anos após a sua estreia, continua a ser ultra complicado colocar o pé na tábua e não querer largar a consola – é só mais uma voltinha no skate park… e andamos horas a fio a improvisar combinações loucas, aéreos, ollies e companhia limitada. Os personagens do jogo são baseados em skaters reais e estão mais realistas do que nunca, a começar pelo herói do skateboard, Tony Hawk – é uma aberração comparar os modelos deste lançamento de 2020 às versões de 1999 e 2000. A lenda Tony Hawk é também o nosso anfitrião no tutorial que é o ABC de todos os truques, um local de passagem obrigatória na introdução ao jogo.
Tony Hawk Pro Skater 1 + 2 tem um conceito lacónico, um skate, um skater icónico – são vários à nossa escolha e também podemos personalizar – uma multitude de truques e 19 skate parks que vão sendo desbravados sempre que atingimos os objetivos a cada nível. Também podemos abordar esta sublime remasterização num modo relaxante em free skate a combinar truques com uma banda-sonora arrasadora com grupos como os Suicidal Tendencies, Rage Against the Machine, Bad Religion, Sublime, entre outros. É uma infindável lista de grandes temas e só reforça a trip nostálgica.
O estúdio Vicarious Vision e a Activision estão de parabéns, sacaram do baú uma série que fez as delícias de milhares de jogadores há 20 anos e transformaram-na num tributo fantástico para uma nova geração de gamers. Vale a pena ter Tony Hawk Pro Skater 1 + 2 na nossa coleção.