Gladiadores, corridas, riqueza, sexo e muita ganância. A viagem a Roma faz-se na companhia de Anthony Hopkins, Iwan Rheon e até do português Gonçalo Almeida, na nova série do Amazon Prime Video, «Those About to Die».
Na próxima METROPOLIS não perca a entrevista exclusiva com Moe Hashim e Jóhannes Haukur Jóhannesson.
Na Roma Antiga, a hierarquia social é clara e há muitos que estão prestes a morrer, como sintetiza o título da série: «Those About to Die». Esta não é apenas a história do Imperador Vespasian (Anthony Hopkins), ou de uma classe corrupta movida por interesses, jogos de bastidores e dinheiro. A narrativa apresenta também os mais fracos, pobres, que colocam a sua vida em risco para sobreviver – seja para uma mísera refeição, seja para vencer um combate onde a morte é o resultado mais provável.
Nada como um bom jogo de distrações para a população esquecer a sua revolta. O Flavian Amphitheatre, que hoje conhecemos como Coliseu de Roma, é uma arena pensada e construída para ocupar as massas, para as afastar dos problemas reais do Império. E a verdade é que resulta. Todavia, o preso é demasiado alto para alguns; é o caso de Kwame (Moe Hashim, Ted Lasso), que é preso depois de tentar defender as irmãs, também elas detidas, e de Viggo (Jóhannes Haukur Jóhannesson, Vikings: Valhalla, A Guerra dos Tronos). A dupla forma uma das amizades mais improváveis, e profundas, da série.
Na antecâmara da diversão criada por Vespasian e companhia, temos personagens como Tenax (Iwan Rheon), que parecem ter fintado a sua sorte e almejado algum sucesso. Na realidade, a lei de Roma acaba por ser feita pelo dinheiro, ou melhor, por quem o tem e o consegue mover. É assim que se estabelece a ordem social, mas também os underdogs que, mesmo sem igual reputação, conseguem fazer valer o seu poder. Torna-se deveras curioso que o poster da série coloque Tenax num nível equivalente ao do imperador, mas mais central, quase que insinuando que quem de facto comanda os destinos da povoação de Roma, que os rodeia, é ele.
Com um argumento interessante e dinâmico, que tem como base o livro com o mesmo nome de Daniel P. Mannix, «Those About to Die» estabelece um ambiente plural e extenso, onde as storylines se multiplicam, mas se reúnem no que têm em comum. Numa prova de forças, humanas e monetárias, o destino vai sendo traçado, e comprado. Enquanto a capacidade humana é efémera, o dinheiro parece valer créditos eternos, pelo menos se durar, o que desequilibra a balança social e moral. No entanto, é da resiliência contra todas as probabilidades que se criam as melhores histórias de gladiadores.
Ao mesmo tempo, a trama desenvolve também histórias paralelas de amor, familiar ou romance, que explora as motivações daqueles que estão prestes a morrer… Mas não querem. A temporada de estreia tem um total de 10 episódios e é uma criação de Robert Rodat.