The Matrix Resurrections

The Matrix Resurrections – trailer

The Matrix Resurrections – trailer

Comprimido vermelho ou azul? A pergunta decisiva de «Matrix» (1999), bem como as lutas e efeitos especiais inacreditáveis fazem do filme de ficção científica um dos marcos da cultura popular recente. Seguiram-se duas obras, «The Matrix Reloaded» (2003) e «Matrix Revolutions» (2003), mas só agora a saga está de volta em «The Matrix Resurrections». E as expectativas são muitas para uma história provocadora e irreverente, que coloca questões a vários níveis.

Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Jada Pinkett Smith regressam à saga, contando com novas adições, que ajudam a compor um elenco robusto: Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra, Yahya Abdul-Mateen II e Jonathan Groff. Ainda não se conhecem ao certo quais serão os papéis que cada um irá interpretar, tendo em conta o elevado secretismo relacionado com «The Matrix Resurrections».

Contudo, sabe-se já que não será uma prequela, como chegou a ser falado. O protagonista Keanu Reeves declinou essa hipótese, referindo que a narrativa não irá focar-se no passado. O ator norte-americano tem em Neo um dos papéis mais importantes da sua carreira, que inclui também vários filmes de ação, e descreveu a nova obra como “um belo guião que é uma história de amor. É inspirador e é outra versão de uma espécie de alerta, com muita ação. Tudo será revelado”.

Desta vez, Lana Wachowski regressa sozinha à obra, desempenhando as funções de argumentista e realizadora. É a primeira vez que assina sozinha a realização de um filme. Anteriormente, a cineasta dividiu a realização com a irmã, Lilly Wachowski. “Muitas das ideias que eu e a Lilly explorámos há 20 anos são ainda mais relevantes agora. Estou muito feliz em ter estes personagens de volta na minha vida e grata por uma nova oportunidade de trabalhar com os meus amigos brilhantes”, afirma Lana, que trabalhou no argumento juntamente com Aleksandar Hemon e David Mitchell, autor do romance “Cloud Atlas”, que também contou com a realização das irmãs Wachowski, bem como de Tom Tykwer. Não faltam ingredientes para fazer de «The Matrix Resurrections» uma sequela particularmente aguardada.

História: Continuação da história de Neo (Keanu Reeves) na sua luta pela libertação das pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas.
Realizadora: Lana Wachowski («Matrix», 1999; «Cloud Atlas», 2012; «Ascensão de Júpiter»; 2015)
Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Neil Patrick Harris
Data de estreia prevista: 23 de dezembro