The Good Mothers

The Good Mothers: a Máfia Pelos Olhos “Delas”

The Good Mothers: a Máfia Pelos Olhos “Delas”

Escrevemos hoje sobre a mais recente aposta do streaming Disney+/Star. «The Good Mothers» é a nova série italiana a constar no catálogo, desta feita contando histórias tantas vezes desconhecidas das mães, filhas e demais mulheres por detrás dos homens mais poderosos da Máfia.

Embora não seja tão famosa como a Cosa Nostra, da Sicília, a ‘Ndrangheta, da Calábria, também Itália, é uma das organizações mafiosas mais bem estruturadas, acreditando-se que tem raízes nos principais setores decisórios de Itália. Muito se lê e escreve sobre o tema, com o cinema e a televisão a participarem igualmente na análise, mais ou menos próxima da realidade, destas famílias super poderosas. Agora, é a vez de «The Good Mothers» colocar esta organização no centro da sua narrativa, mas atribuir o protagonismo às mulheres que vivem na “sombra”.

The Good Mothers

Tudo começa quando Carlo Cosco (Francesco Colella) reencontra Lea (Micaela Ramazzotti) e Denise (Gaia Girace), depois de a primeira ter sido testemunha contra si. Ainda que combinado, o encontro parece tudo menos feliz. O ambiente é tenso, de cortar à faca, e nem a aparente felicidade de Denise, a filha do casal, acalma a desconfiança do espectador. Quando Lea desaparece, a atenção da audiência e das autoridades fica totalmente em Carlos e na organização a que ele pertence. Tal como o público, a própria investigação é convidada a visitar espaços menos povoados no que à Máfia diz respeito: as histórias das intervenientes femininas.

Assim como uma aranha que vai fixando a sua teia em diferentes pontos, unindo-os de uma forma intrincada e complexa, também a ‘Ndrangheta estrutura a sua rede de poder. Pessoas estrategicamente colocadas, lealdade absoluta e inquestionável, e um total desvalorização da figura da mulher. As esposas e filhas são tratadas regularmente sem respeito, como criadas ou servas da vontade dos homens em lugares de poder. À frente das gerações mais novas, para que também elas saibam a que lugar vão pertencer. Uma divisão de género muito bem caraterizada pela narrativa de «The Good Mothers».

O principal desafio é contar algo novo num tema tão conhecido, ainda que possa fazer alguma confusão como algo aparentemente óbvio para todos se mantém tão influente nos lugares de poder. A série procura revelar novas perspetivas fazendo também ela isso mesmo: tirando a atenção dos habituais protagonistas para a colocar nas mulheres, seja nos núcleos anexos à Máfia, seja nas autoridades.

Trata-se de um original Star, que conta como um elenco recheado de nomes fortes do panorama italiano, como Valentina Bellè, Simona Distefano, Andrea Dodero ou Stefano Fregni. «The Good Mothers» estreia brevemente. A trama é inspirada em histórias reais e tem por base o livro com o mesmo nome do jornalista Alex Perry.