«Shortcomings» é um belo e íntimo registo indie do realizador Randall Park. Ele é mais conhecido como actor do que como realizador, mas distingue-se na sua estreia na realização a partir da homónima novela gráfica do cartoonista americano Adrian Tomine.

A história de «Shortcomings» envolve três personagens americanos de origem asiática que vivem momentos de convulsão existencial em Berkley, na Califórnia. O personagem principal é Ben (Justin H. Min), que namora com Miko (Ally Maki), mas o casal decide “dar um tempo” na sua relação quando ela viaja para Nova Iorque. A melhor amiga de Ben é Alice, ela não tem patilha de segurança, é totalmente desbocada e sempre a mudar de namoradas, faz-lhe confusão a estabilidade. Ben, aproveitando a ausência de Miko, explora o seu fascínio por mulheres “brancas”, mas o seu mau feitio crónico e o falso moralismo têm a tendência para estragar as fugazes relações. Ele é um idiota chapado.

«Shortcomings» é um filme palpável e mordaz, uma jornada existencial de três amigos que percebem que têm de mudar para encontrar a paz e a felicidade, sendo que o inferno pessoal de Ben é uma disfuncionalidade a longo prazo. A sua resistência à mudança, a raiva e a depressão baseada no seu egocentrismo implicam que Ben demore mais tempo a ver a luz e a lidar com a sua instabilidade.

Entre o diálogo dos sentimentos (divertidos, mas também dolorosos pela sua honestidade) deparamo-nos com um filme imensamente perspicaz. E mesmo a partir de um caso de representatividade (da comunidade asiática na América) é uma obra que possui uma mensagem universal e personagens que rimam com pessoas, problemas e desejos reais. A acção desenrola-se com o mundo do cinema em pano de fundo, com inúmeras referências e locais que respiram e prestam tributo à 7.ª Arte.

Destaque para um belo elenco com uma mão cheia de actrizes promissoras e um Justin H. Min («Greatest Hits») que continua a dar corpo e alma aos seus personagens na expressão das suas multicamadas e autenticidade.

Título original: Shortcomings Realização: Randall Park Elenco: Justin H. Min, Sherry Cola, Ally Maki, Tavi Gevinson, Sonoya Mizuno Duração: min. EUA/ 2023

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº107, Junho 2024]

https://www.youtube.com/watch?v=6WTwiUaJudU

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.