As curtas-metragens Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, e Bad For a Moment, de Daniel Soares, foram selecionadas para a Competição Internacional do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que celebra a sua 46.ª edição durante os dias 31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025 na cidade francesa.

Percebes, explora o ciclo completo da vida deste molusco. No percurso da sua formação até ao prato, cruzam-se diferentes contextos que nos dão a conhecer a região do Barlavento Algarvio e aqueles que nela habitam. Desde a sua estreia, esta curta-metragem já marcou a sua presença em dezenas de festivais internacionais e arrecadou mais de 10 prémios, incluindo o Cristal de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy.

Laura Gonçalves, uma das realizadoras de Percebes (Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, 2024, Portugal/França, ANI/DOC, 11′), tem uma história marcante com o festival: na 44.ª edição do festival, o seu filme O Homem do Lixo (Laura Gonçalves, 2022, Portugal, ANI/DOC, 12′) recebeu o prémio de Melhor Filme de Animação, conquistando os jurados com uma narrativa poderosa sobre memórias familiares e a vida de um tio emigrante.

Já Bad For a Moment tem acumulado reconhecimento internacional. A curta teve estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes, onde foi distinguido com uma menção honrosa. O filme explora questões sociais profundas ao acompanhar um evento de team-building que confronta um arquiteto com as consequências da gentrificação no bairro onde trabalha. É o regresso do realizador Daniel Soares ao festival. Em 2023, esteve também na competição internacional com o filme Please Make It Work.

Estas seleções destacam a força do cinema português de curta-metragem no panorama internacional, celebrando narrativas e estilos que continuam a captar a atenção de audiências e jurados ao redor do mundo, confirmando a relevância de Portugal no cenário mundial do cinema de curta duração.

Em paralelo, decorre o Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, um espaço fundamental para a divulgação do cinema português, que recebe todos os anos mais de 3.600 profissionais. A Agência da Curta Metragem voltará a estar neste mercado, tomando esta oportunidade para divulgar as obras representadas, como também apresentar as novidades do catálogo em distribuição.

Para mais informações sobre os filmes e os respetivos realizadores, visite www.agencia.curtas.pt. Para mais informações sobre o festival, visite www.clermont-filmfest.org

Leia a entrevista com Alexandre Ramires na Edição 113 da revista METROPOLIS na secção Verdes Anos, espaço dedicado aos jovens criadores nacionais.

ARTIGOS RELACIONADOS
A Savana e a Montanha – trailer

A Savana e a Montanha é o retrato da comunidade de Covas do Barroso, no norte de Portugal, quando esta Ler +

Sob a Chama da Candeia – entrevista a André Gil Mata

«Sob a Chama da Candeia» é um filme muito especial que vai criar uma clivagem de opiniões. Pessoalmente adorei e Ler +

Astrakan 79 – estreia TVCine Edition

Aos 15 anos, Martim Santa Rita foi, como muitos jovens portugueses depois do 25 de abril de 1974, estudar para Ler +

Casa do Cinema de Coimbra recebe realizador de «Sob a Chama da Candeia»

«Sob a Chama da Candeia» tem sessão especial com o realizador André Gil Mata A Casa do Cinema de Coimbra Ler +

A Metamorfose dos Pássaros – estreia TVCine Edition

O falecimento da sua mãe faz com que Catarina e o seu próprio pai se encontrem num lugar emocional diferente Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.