Passatempo Cinefiesta - Esa Pareja Feliz

Passatempo CineFiesta

Passatempo CineFiesta

A CineFiesta e a Metropolis têm para oferecer convites duplos para as sessões do Ciclo Heritage na Cinemateca Portuguesa.

Uma das novidades desta edição do CineFiesta é o regresso da mostra de cinema espanhol também à Cinemateca Portuguesa, através da secção Heritage, que resulta de uma parceria entre esta e a Filmoteca Espanhola com a exibição de quatro filmes restaurados ou digitalizados no último ano. Quatro exemplos diversos da riqueza patrimonial que o cinema encerra e das possibilidades que se abrem para o entendimento do cinema contemporâneo, ao revisitarmos a história da sétima arte.

«Esa Pareja Feliz» e «Manicomio» são uma comemoração dos centenários de Fernando Fernán Gómez e Luis G. Berlanga com a projeção das suas obras primas. Esa Pareja Feliz, de Luis G.Berlanga e Juan Antonio Bardem, um filme de 1951 que agora será exibido em Portugal pela primeira vez na sua versão restaurada e Manicomio, de Fernando Fernán Gómez e Luis M. Delgado, de 1953, estiveram ambos inacessíveis durante muito tempo devido ao desaparecimento de materiais originais. A recuperação dos materiais e o seu restauro permite agora voltar a exibi-los no grande ecrã após muitos anos arredados do grande público.

A fechar o programa “uma ave rara, não apenas do cinema espanhol, mas também do cinema europeu dos anos oitenta” como explica Josetxo Cerdán, director da Filmoteca Espanhola. «El diario rojo», de Juan Carlos Olaria, um filme de 1982 que esteve esquecido até há pouco mais de dois anos e, por isso, é uma estreia absoluta em Portugal. “É um filme próximo do cinema underground e que, raramente visto à época da sua produção, se tornou recentemente num
filme de culto”, frisa Nuno Sena, coordenador de programação da Cinemateca Portuguesa.

Lisboa – Sala Luís de Pina na Cinemateca Portuguesa
dia 29, às 15h30 «Esa pareja feliz»
dia 29, às 20h00 «Manicomio»
dia 30, às 20h00 «El diario rojo»

Para se habilitar a um dos convites válidos* para duas pessoas que temos para oferecer, seja preferencialmente nosso fã no Facebook.

Para se habilitar a ganhar, tem apenas de responder a uma pergunta:
Qual o nome do ciclo da CineFiesta que vai passar na Cinemateca Portuguesa?

*Refira na zona de observações a sessão/filme que pretende ver.

REGRAS GERAIS DOS PASSATEMPOS

  • Os dados comunicados não serão partilhados com nenhuma entidade.
  • Todas as participações serão numeradas por ordem de chegada e um programa informático selecionará as premiadas;
  • A lista dos premiados será publicada nesta página após ser feito o apuramento. Será feita a notificação por e-mail, esteja atento à sua caixa de entrada.
  • Os convites são sempre válidos no limite dos lugares disponíveis e devem ser levantados atempadamente antes da hora marcada para a sessão. A METROPOLIS não se responsabiliza caso a sua entrada seja recusada por excesso de lotação.
  • Os faltosos serão excluídos de futuras ante-estreias METROPOLIS. Por favor, participe apenas se desejar e puder estar presente.
  • Evite participar em seu nome e no de mais de 20 amigos. A não ser que eles não tenham acesso a internet, não há justificação para que não sejam eles a fazê-lo. As hipóteses de ganhar aumentam com as participações verdadeiramente individuais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos