Dizia-se na tradição cristã que o fim do mundo seria no ano mil da nossa era. A data aproxima-se e os monges da Ordem da Cratera sabem que é certo: vai acontecer e é irreversível. De forma involuntária, o Mercenário vai conhecer em primeira mão o que irá causar esse cataclismo quando viaja para um mundo muito semelhantes à Terra, anteriormente muito avançado, agora inóspito e desabitado. Mas ali existem mais alguém, uns seres estranhos que noutros tempos dominavam a Terra até que foram expulsos/proibidos. Uma aventura em que o Mercenário entra totalmente na ficção-científica.
Obra-prima da banda desenhada de fantasia, “O Mercenário” é uma série essencial que ressurge numa edição última, revista e aumentada.
SOBRE O AUTOR:
Vicente Segrelles (1940 – )
Vicente Segrelles nasceu em Barcelona, Espanha, em 1940, no seio de uma família ligada às artes (é sobrinho do pintor e ilustrador valenciano, Joseph Segrelles), tendo iniciado a sua carreira profissional como desenhador industrial. A par de inúmeros trabalhos de ilustração e capas, realiza, em 1970 e para a editorial Bruguera, a adaptação da novela picaresca Lazarillo de Tormes.
É, no entanto, nos inícios dos anos 1980 que cria para as páginas da então revista Cimoc, editada pela espanhola Norma, um personagem que lhe granjeará projecção internacional (a sua publicação na revista Circus, em França, data de 1981) e a admiração do cineasta Federico Fellini: O Mercenário. Quando surge, esta série chama de imediato à atenção pela sua qualidade e particularidade: cada uma das suas vinhetas é uma pintura a óleo.
Entretanto, e para intercalar com o trabalho lento e demorado, a óleo, de O Mercenário, Segrelles desenvolve El Sheriff Pat, uma banda desenhada que se insere na linha humorística e que virá a ser publicada em 1991 pela editora espanhola Ediciones B.
Apaixonado pela ilustração, por armamento e por armaduras medievais, com obra publicada em todo o mundo e internacionalmente reconhecida, Vicente Segrelles é um dos autores mais importantes da banda desenhada espanhola e europeia do século XX.
Vive nos arredores de Barcelona.

