108 sessões, 44 localidades: O Dia Mais Curto de 2024
Agência da Curta Metragem tem o gosto de anunciar o regresso de O Dia Mais Curto, a grande festa anual dedicada ao formato da curta-metragem.

Inspirado pelo solstício de inverno, o evento decorrerá ao longo de dezembro, com especial destaque no dia 21, proporcionando uma vasta programação cinematográfica por todo o país.

Programação Nacional
Este ano, O Dia Mais Curto apresenta uma seleção diversificada de filmes, incluindo obras premiadas da 32.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, bem como produções nacionais e internacionais destinadas a públicos de todas as idades. As sessões serão realizadas em várias localidades, permitindo que espetadores de norte a sul de Portugal desfrutem do melhor da curta-metragem contemporânea.

Presença em 44 localidades 
O Dia Mais Curto 2024 alcançará 44 cidades portuguesas, levando a magia da curta-metragem a públicos de diferentes regiões, tais como: Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Covilhã, Faro, Figueira da Foz, Guimarães, Lagos, Leiria, Lisboa, Madalena (Ilha do Pico), Monção, Mortágua, Oliveira do Hospital, Ourém, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Portalegre, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Sintra, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde, Vila Franca de Xira, Vila Real, Viseu, Paços de Ferreira, Pinheiro da Cruz, Santa Cruz do Bispo, Vale de Judeus, Vale do Sousa, Aveiro, Beja, Elvas, Évora, Faro, Odemira, Olhão, Ponta Delgada, Silves e Torres Novas.

Sessões Solidárias e Escolares
Para além da programação geral, O Dia Mais Curto inclui sessões solidárias que levam a experiência cinematográfica a estabelecimentos prisionais em várias regiões do país, bem como a hospitais pediátricos e unidades de apoio social. Estas iniciativas reforçam o compromisso do evento em tornar o cinema acessível a todos, promovendo inclusão e momentos de partilha através da arte. Este evento conta também com sessões escolares, complementando e diversificando os conteúdos programáticos dos estabelecimentos de ensino associados.

Destaques da Programação
Filmes Reconhecidos Internacionalmente
Entre as obras apresentadas, incluem-se curtas-metragens que integram a shortlist dos Óscares, bem como um filme premiado com o título de Melhor Curta-Metragem nos European Film Awards. Estes destaques sublinham a excelência e reconhecimento da curta-metragem em Portugal no cenário internacional, enriquecendo ainda mais a experiência do público.

Sessões Especiais em Lisboa e Porto
Em colaboração com diversas entidades, a Agência da Curta Metragem organizou sessões especiais que contarão com a presença de realizadores e produtores portugueses:

Lisboa
20 de dezembro, 21h30 – Cinema Ideal [com Q/A]
Exibição de obras das realizadoras Inês Lima, Patrícia Neves Gomes, Rita M. Pestana, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves

21 de dezembro, 21h30 – Cinemateca Portuguesa [com Q/A]
Exibição de obras dos realizadores Frederico Mesquita, Alexandra Ramires, Laura Gonçalves e David Pinheiro Vicente

Porto
21 de dezembro, 19h30 – Cinema Trindade [com Q/A]
Com a curadoria da produtora Olhar de Ulisses, esta sessão contará com a presença dos realizadores Carlos Lobo, André Guiomar, Luís Costa, Margarida Assis e Mário Macedo

Estas sessões especiais oferecem ao público a oportunidade de interagir diretamente com os cineastas, enriquecendo a experiência audiovisual e promovendo o diálogo sobre a produção nacional.

Sobre O Dia Mais Curto
O Dia Mais Curto é uma iniciativa internacional que celebra o formato da curta-metragem, proporcionando ao público a oportunidade de descobrir e redescobrir filmes de curta duração de diversos géneros e origens. Em Portugal, o evento é promovido pela Agência da Curta Metragem, que se dedica à divulgação e promoção deste formato cinematográfico.

Para mais informações sobre a programação completa e locais de exibição, visite o site oficial: www.odiamaiscurto.curtas.pt
ARTIGOS RELACIONADOS
Vencedores da 3.ª edição dos Prémios Curtas!

A cerimónia contou com a apresentação de Rui Alves de Sousa, e a curta-metragem "Era Uma Vez no Apocalipse" foi a Ler +

Próximo sábado: cerimónia da 3ª edição dos Prémios Curtas!

É já no próximo sábado, dia 5 de abril a partir das 20h30, que se vai celebrar no Fórum Lisboa a 3.ª edição dos Ler +

3.ª edição dos Prémios Curtas – nomeados

O filme "Umbral" [foto], realizado por Miguel Andrade, foi a curta-metragem mais nomeada com um total de 10 nomeações, um Ler +

Festival Revoluções Curtas – vencedores

Revelados os filmes vencedores do Revoluções Curtas, um festival online que visa dar visibilidade às novas vozes do cinema português. Défilement, de Ler +

“Percebes” e “Bad For a Moment” no Festival Internacional de Clermont-Ferrand

As curtas-metragens Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, e Bad For a Moment, de Daniel Soares, foram selecionadas para Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.