«Ninho Vazio, Casamento por Um Fio» é uma deliciosa comédia francesa, com um título muito feliz que rima com muitas gargalhadas.
Diane (Karin Viard) chegou à casa dos cinquenta, não quer ser a “velha” do escritório e faz tudo para ser relevante na redação onde trabalha. Está casada há 30 anos com Alain (Franck Dubosc) e o seu filho abandonou o lar para ir estudar para o Japão. A casa está por conta do casal, mas Diane está entediada com a calma e a segurança do seu casamento. Para ganhar popularidade, cria um rumor que envolve um pseudo-amante que é o seu chefe e galã do escritório. O boato não corre como o esperado e torna-se real. Alain é pianista na Orquestra Sinfónica de Paris e a súbita separação transforma-o instantemente numa “baleia branca”, é bem parecido, charmoso e ainda tem cabelo…
«Ninho Vazio, Casamento por Um Fio» é uma divertida odisseia de equívocos que explora os relacionamentos de Diane e Alain enquanto estes confrontam o lugar onde se encontram, explorando os enigmas do amor aos cinquenta. O filme está recheado de mil e uma situações hilariantes, com desencontros e colegas desbocados, e até mesmo o amor em lugares inesperados. É uma obra que deixa excelentes recordações de gags muito bem trabalhados.
Além de duas interpretações ligadas à corrente de Franck Dubosc e Karin Viard, o elenco de actores secundários também consegue meter a colher na sopa. Temos, por exemplo, a amiga (Clotilde Courau) com vários parafusos a menos que trabalha no Stand Virtual e vem apetrechada de metáforas de carros e paixões fervorosas; e o galã do escritório (Tom Leeb), um quebra-corações que se apaixona por Diane apesar da diferença de idades.
O filme é uma garantia de originalidade, ternura, sentimento e riso na abordagem de temas mais concretos na vida de um casal que por portas e travessas se vê forçado a renascer para a vida e, talvez, descobrir o verdadeiro amor. «Ninho Vazio, Casamento por Um Fio» retrata uma crise conjugal que se torna num caso sério de terapia do riso para todos os espectadores.
Título original: Nouveau départ Realização: Philippe Lefebvre Elenco: Franck Dubosc, Karin Viard, Clotilde Courau, Youssef Hajdi, Tom Leeb Duração: 100 min. França, 2023
Fotos: Mathieu Ponchel © 2022 Recifilms Village Films Orange Studio France 2 Cinema Umedia
https://www.youtube.com/watch?v=_gCY-9PEcw0&t=1s