“Nas Suas Mãos” (Iguana) da conceituada escritora Leïla Slimani (e argumentista de «A Ama Perfeita», 2019)   criou uma novela gráfica de verve humanista e feminista sobre a vida de uma pioneira e impulsionadora dos diretos das mulheres. É uma obra de ficção livremente inspirada na vida Suzanne Noël. Ela era um espírito livre e uma visionária com uma vida impressionante que marcou e inspirou as mulheres na primeira metade do século XX.

O fascinante livro de 190 páginas foi ilustrado por Clément Oubrerie (realizador da animação «Aya Aventuras num Mundo Inesperado», 2013) com as cores de Sandra Desmazières. O trabalho artístico, com a utilização das aguarelas, confere um look ao álbum e a esta história semelhante a um quadro impressionista dos grandes pintores que confluíam em Paris no final do século XIX e nos primórdios do século XX. É um visual que se conecta aos acontecimentos de época deste livro. A versão original desta novela gráfica está repartida em dois álbuns, a edição portuguesa da editora Iguana compila os dois livros numa magnífica edição em capa dura. 

A história acompanha o tortuoso trajeto de vida e o incrível percurso profissional de Suzanne Noël. A narrativa começa com a sua mudança para Paris para se casar com um médico que sempre a apoiou no seu desejo de começar a estudar e a exercer medicina. Ela queria fazer a diferença num trajeto marcado por grandes sacrifícios e enormes barreiras do patriarcado. Suzanne especializou-se na cirurgia plástica, inicialmente para amenizar e corrigir as deformações dos combatentes da 1.ª Grande Guerra e depois começou a utilizar o seu talento nas mulheres. A sua luta pela cirurgia plástica e pela condição das mulheres vai permitindo que as mulheres fossem independentes e fortes. Podemos observar que o seu percurso profissional começou pelas classes mais favorecidas (inclusive a grande atriz francesa, Sarah Bernhardt) e depois os mais carenciados. Depois de terem trabalhado em segundo plano (antes da primeira guerra mundial), as mulheres francesas passaram a ocupar um lugar central na sociedade, participando na vida do país e na sua propriedade. A protagonista, Suzanne Noël, considerava que devolver a beleza era devolver o poder às mulheres. A segunda metade do livro apresenta a desagregação do casamento de Suzanne Noël e um trágico evento que marca para sempre a sua vida. Este período passou também pelo «seu envolvimento na criação de associações de defesa dos direitos das mulheres em todo o mundo, passando pelo período da ocupação nazi em Paris e o seu trabalho com a resistência». 

A primeira coisa que me passou pela cabeça quando terminei “Nas Suas Mãos” foi que estamos perante uma biografia ilustrada que não fica nada aquém de um prestigiado romance literário. É uma prova cabal que as novelas gráficas não são um filho de um Deus menor em termos literários, tendo (obviamente) um tremendo mérito na escrita da aclamada Leïla Slimani.

ARTIGOS RELACIONADOS
Penguin no Amadora BD

Amadora BD arranca a 17 de outubro e conta com a participação de Keum Suk Gendry-Kim e com comemorações dos Ler +

Toda a Mafalda – lançamento

Para assinalar os 60 anos da irreverente e contestatária Mafalda, a Iguana reedita em Portugal todas as suas tiras numa Ler +

A Educação Física – lançamento

Laura tem um ano para escrever o seu novo livro. Todos os dias da semana tem de ir ao ginásio. Ler +

O Segredo dos Mártires – lançamento

Esta novela gráfica é baseada em factos reais, mais precisamente num acontecimento que teve a Índia, Lisboa e o imenso Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.