«Moldar o Sonho» retrata um dos grandes inovadores da História do cinema de animação. É um documentário completo sobre a vida e a obra de Will Vinton. É igualmente uma obra que demonstra as consequências fatais quando se cruza o lado artístico com o capitalismo selvagem e oportunista na destruição de um sonho.

Em criança, Will Vinton fazia filmes com um kit de filmagem do pai. Na universidade (influenciado pelas formas arquitetónicas de Gaudi), Will começa a criar animação em plasticina, algo que nunca se tinha visto até essa altura com esse nível de complexidade e originalidade. A partir da colaboração com outro artista de Portland, Bob Gardiner, surge «Closed Mondays», a parceria valeu o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação 1975. Os amigos separaram-se criando uma grande animosidade, Will sonhava ser o próximo Walt Disney e cria um estúdio e sonhava igualmente com um parque temático. Ele foi evoluindo na animação com plasticina e tem sucesso na utilização desta técnica no trabalho em publicidade e vai reunindo esforços para criar uma longa-metragem de animação com plasticina. Will Vinton atinge o sucesso global com um anúncio de televisão “The California Raisins” que gera uma série animada e merchandising no valor de 400 milhões de dólares mas o estúdio de Will não tinha os direitos criativos sobre os personagens e não lucra com esse sucesso. É um acontecimento que resume a vida deste criador: os grandes saltos criativos normalmente eram seguidos por péssimas decisões financeiras.

Numa área que se estava a implantar há sempre avanços e recuos, o documentário de Marq Evans descreve, a par e passo, essa evolução com entrevistas de inúmeros animadores do estúdio, figuras do cinema como Bill Plympton e Nick Park, familiares e amigos. O filme é um baú do cinema de animação com filmes, anúncios e imagens behind the scenes.

Will Vinton volta a ter um grande salto criativo quando começa a utilizar a animação digital para compensar o recuo com animação em plasticina devido à sua disseminação no mercado. Nos anos 1990, o Will Vinton Studios teve a oportunidade de ser comprado por um estúdio que estava a dar os primeiros passos, a Pixar de Steve Jobs… No início dos anos 2000, uma associação a outro grande inovador de Portland, Phil Knight (co-fundador da Nike), torna-se o princípio da desgraça… O filme vai focando em pano de fundo esse acontecimento litigioso… O que resulta deste conflito é a reformulação de Will Vinton Studios e a criação de um aclamado estúdio de animação no século XXI (sem spoilers) – uma total surpresa para a maioria dos espectadores.

«Moldar o Sonho» consegue ser um pedaço da História de cinema mas também uma análise do espírito empreendedor aliado à bondade e ingenuidade que é passada a ferro por pessoas sem escrúpulos, ninguém poderá tirar o mérito de um génio que gerou criações e um legado que viverá muito além de nós.

Título original: Claydream Realização: Marq Evans Documentário Duração: 96 min. EUA, 2021

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº108, Julho 2024]

ARTIGOS RELACIONADOS
TVCine Aposta a Pipoca

Depois de uma primeira edição esgotada, o party game oficial para todos os fãs de filmes e séries volta a Ler +

MAFIOSOS

«Mafiosos» é um filme de acção em modo slow burner que acaba por divergir para um drama neo noir. «Mafiosos» Ler +

Passatempo «O CREPÚSCULO DO PÉ GRANDE» – Lisboa

A Bold, os canais TVCine e a Metropolis têm para oferecer convites duplos para a antestreia de «O Crepúsculo do Ler +

Quando Acabares de Salvar o Mundo

«Quando Acabares de Salvar o Mundo» é mais um achado dos canais TVCine produzido pela actual coqueluche do cinema independente Ler +

Families Like Ours

Do renomeado Thomas Vinterberg, «Families Like Ours» explora temas comuns, mas profundos, como identidade, família e a convivência em comunidade. Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.