MATARAM O PIANISTA

MATARAM O PIANISTA

Quase 50 anos depois do seu desaparecimento, Francisco Tenório Júnior protagoniza a história de «Mataram o Pianista» (2023), um documentário animado que, através de um jornalista fictício, recria os últimos passos do músico. Com uma animação colorida e expressiva, os autores viajam entre continentes, tempos e sensações, apresentando o protagonista da sua história – e a música brasileira – através das vozes de figuras como Gilberto Gil, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Toquinho, entre outros.

Na trama, Jeff Harris (voz de Jeff Goldblum), uma espécie de alter-ego de Trueba, é desafiado a conhecer melhor a origem da bossa nova, a fim de publicar um livro, pelo que viaja até ao Brasil para falar com algumas das suas figuras mais proeminentes. Mas este objetivo tão simples parece difícil de alcançar quando se deixa encantar por um pianista e descobre que terá morrido, de forma misteriosa, em Buenos Aires. Desfocado da proposta inicial, Jeff fica cada vez mais envolvido no mistério e com sede de respostas.

Na figura de um narrador que conta as suas aventuras, ouvimos os detalhes por detrás das conversas e encontros no Brasil, com a contribuição de João (voz de Tony Ramos). Ao mesmo tempo, o pensamento é preenchido com imagens desenhadas desses acontecimentos e também com figuras familiares da audiência, facilmente reconhecíveis quando aparecem.

«Mataram o Pianista» (2023) tem ainda uma forte componente política, retratando o período ditatorial tumultuoso vivido pela Argentina e pelo Brasil no século passado. A perseguição, os sequestros e o julgamento, que muitas vezes culminava na morte de pessoas inocentes, são analisados, questionados e recordados, tendo a figura de Tenório como testemunha. É certo que o desfecho não é totalmente conhecido, mas a viagem de descoberta ajuda a conhecer melhor a época, enquanto conhecemos a música de Tenório e os artistas que o inspiraram, e que ele inspirou.

Visualmente cativante, «Mataram o Pianista» (2023) peca, talvez, pela incapacidade de a cadência do argumento acompanhar a vibração que a imagem respira. A história acontece tranquilamente, de forma explicativa e sem deslizes. Apesar do seu lado aventureiro e curioso, Jeff Harris fica preso no ponto de partida (de onde conta a história) e a narrativa tarda a entrar no ritmo quente e complexo que o filme transmite na sua representação.

Título original: They Shot the Piano Player Realizador: Javier Mariscal, Fernando Trueba Elenco: Jeff Goldblum, Tony Ramos, Abel Ayala Duração: 103 minutos Espanha, 2023