A Filmin estreia a 10 de dezembro, em exclusivo em Portugal, Lost Boys & Fairies, uma série britânica de três episódios de 60 minutos que conta a história de um casal gay que decide adotar.
Baseada na experiência do criador e argumentista Daf James com o seu marido, a série capta o processo de adoção, desde as árduas negociações com os assistentes sociais até à componente psicológica e emocional que o procedimento implica, adoçado com alguns números musicais brilhantes.
Daf James explica: Quando eu e o meu marido adoptámos, há oito anos, vivi um processo que mudou o meu mundo completamente e para sempre. Apercebi-me de que nunca tinha visto a adoção ser retratada de forma autêntica na ficção, por isso entrei nela com uma vingança.
Os protagonistas da história são Gabriel (interpretado por Sion Daniel Young), um cantor e performer num clube queer chamado Neverland, e o seu parceiro, Andy (Fra Fee). Após oito anos de relacionamento, eles decidem iniciar o processo de adoção de uma criança. No entanto, essa experiência desperta em Gabriel os traumas do passado, marcado por décadas de vergonha devido a uma sociedade que considerava a homossexualidade um pecado. Antes de poder avançar com a adoção, Gabriel tem de confrontar e processar estas experiências.
A adoção ou o casamento homossexual eram impensáveis quando eu era criança, na altura da Cláusula 28 de Margaret Thatcher, diz o criador. Na altura, eu era muito religioso… quando se passa a adolescência a ouvir que se é um erro abominável, cresce-se a acreditar que não se merece ser amado. (…) Quando me tornei pai, todas estas questões que ainda não tinha processado voltaram à minha memória. Tive de as enfrentar para estar preparado para criar uma criança com os seus próprios traumas.
A série também apresenta sequências musicais que decorrem em Neverland, o bar onde Gabriel trabalha. James diz: Venho de um meio teatral – sou também dramaturgo, compositor e intérprete – por isso sempre adorei encontrar formas divertidas de contar histórias. Transferi elementos do realismo mágico do teatro para a série e penso que é a forma mais autêntica de retratar a vida. Todos nós existimos simultaneamente numa realidade concreta e no nosso mundo interior, o que nos faz viver o mundano e o épico, rir e chorar ao mesmo tempo.
Lost Boys & Fairies tornou-se um fenómeno de audiências durante a sua estreia na BBC, bem como uma jóia a ser descoberta.
Lost Boys & Fairies estreia a 10 de Dezembro na Filmin.