A Filmin estreia em exclusivo a 1 de abril, Jakov, um thriller nórdico que explora a relação entre o contrabando de tabaco na Suécia nos anos 90 e o financiamento da Guerra dos Balcãs. Uma história de ritmo acelerado que revisita um episódio histórico esquecido.
A série passa-se na década de 1990 e recria um período particularmente conturbado da história recente da Suécia, que, nesses anos, passou de um país pacífico e livre de crime organizado para um país caracterizado por violentas guerras de gangues e tiroteios. A chave desta mudança está exclusivamente relacionada com a guerra dos Balcãs, que acontecia a milhares de quilómetros de distância da Suécia durante esse período. A Jugoslávia dependia diretamente do contrabando de tabaco para financiar o seu exército e, neste contexto, um humilde criminoso, Radovan “Jakov” Jakovic, encontrou nos elevados impostos sobre o tabaco na Suécia uma mina de ouro para fazer negócios e subir na hierarquia do crime.
Muito do que a série retrata aconteceu na Suécia nos anos 90 e isso deixou o povo nervoso, recorda Peshang Rad (Almas Roubadas), o ator sueco nascido na Grã-Bretanha que interpreta o criminoso jugoslavo Jakov, uma personagem fascinante pelo seu sentido de lealdade e honra e pela sua capacidade de se mover como peixe na água no submundo. Ter a oportunidade de retratar esta personagem complexa, através desta história épica, é um sonho, admite o ator, cujo carisma é fundamental para explicar a ascensão de Jakov.
Atrás dele, o agente da polícia Gunn Philak parece ser o único que compreende que o tráfico de cigarros deve ter mais importância do que os assaltos à mão armada a bancos e o único que compreende a importância de deter Jakov e seu gangue. “O facto de se passar nos anos 90 leva-me de volta à minha infância, é sempre divertido retratar uma época diferente. Mas, acima de tudo, há muito tempo que queria interpretar uma mulher polícia e este papel pareceu-me perfeito“, diz a atriz Katia Winter (The Boys) que interpreta Philak.
A série entra em exclusivo na plataforma no dia 1 de abril.