Gato Fantasma Anzu de Yôko Kuno & Nobuhiro Yamashita estreia nas salas de cinema portuguesas no próximo dia 16 de Outubro. Um filme que marcou presença em importantes festivais nomeadamente na Quinzena dos Cineastas de Cannes, em 2024.
Gato Fantasma Anzu segue as aventuras de um duo improvável. Karin, uma menina de 11 anos, é deixada pelo pai ao cuidado do avô, um monge que vive numa pequena vila povoada por espíritos. Anzu, um gato fantasma gigante, depressa se vê em mãos com a tarefa de cuidar da pequena Karin. Ele é jovial e cooperante, mas caprichoso; ela está revoltada com o seu destino e o que mais quer é rever a mãe, que morreu. E, assim, estas duas personalidades colidem e faíscas voam, mas depressa se tornam inseparáveis e embarcam numa aventura surreal e comovente que os vai levar ao Inferno na tentativa de voltar a reunir mãe e filha.
A produção do filme foi feita a partir de filmagens de live action para criar a animação. A principal técnica utilizada é a rotoscopia. Sob a direção de Nobuhiro Yamashita, a equipa filmou o filme acompanhada por um diretor de fotografia e engenheiros de som. As sequências de live action foram depois meticulosamente redesenhadas frame a frame pela equipa de animação liderada por Yôko Kuno.
Yôko Kuno e Nobuhiro Yamashita referem: “estamos convencidos de que personagens como Anzu e Karin, embora não convencionais, mas certamente reais, podem ganhar autenticidade através da animação mais do que num filme de live action. Estas personagens vivas passam por acontecimentos da vida, como encontros inesperados e separações inevitáveis, bem como por experiências firmemente enraizadas na realidade. Ao animá-las, procurámos oferecer ao público uma experiência cinematográfica gratificante, combinando a doçura de um conto de fadas com um realismo mais avançado do que o do cinema tradicional live action.”