Flee - A Fuga

FLEE – A FUGA

FLEE – A FUGA

Um retrato argucioso de uma realidade difícil, «Flee – A Fuga» é uma história inspiradora e surpreendente de superação. O documentário fala-nos de Amin e do seu percurso de sobrevivência enquanto refugiado afegão, que encontra refúgio na Dinamarca. Agora, mais velho e com uma carreira profissional de sucesso, que sempre colocou em primeiro lugar, prepara-se para casar com o seu namorado de longa data. Mas Amin ainda guarda muitos segredos do seu passado, que só agora volta a dissecar, partilhando-os pela primeira vez – até mesmo com o próprio noivo.

O realizador dinamarquês Jonas Poher Rasmussen esbate as fronteiras entre géneros cinematográficos, oferecendo-nos uma obra criativa e que realça o poder da história contada. «Flee – A Fuga» é um documentário e é também um filme de animação, num encontro pouco comum, mas que se revela frutífero. O ritmo está no compasso certo, juntamente com uma animação cativante e dinâmica, que se vai cruzando com imagens reais – muitas que retratam a época narrada.

É recorrente vermos notícias sobre refugiados, há já vários anos que a guerra, em diferentes locais do globo, obriga a que pessoas se desfaçam de tudo o que têm e que tentem encontrar um novo caminho noutro lugar. Em «Flee – A Fuga», esta não é só uma notícia, é uma história humanizada. Através de um retrato cru, mas sem melodramas, a obra expõe a dureza de ter fugir da sua casa, mas também das consequências que tal impregna para o resto da vida, sentida na forma de ver a vida ou de se relacionar com os outros.

Fuga serve de metáfora para a fuga de Amin do seu país, da sua família, da sua identidade – e até de si mesmo. Apesar de ter uma abordagem diferente do habitual, o que é mais importante na obra é mesmo a sua história, que comove e se torna, muitas vezes, num murro no estômago. Inventivo e tocante, «Flee – A Fuga» é um dos mais interessantes exercícios cinematográficos dos últimos anos.

Título original: Flugt Alive Realização: Jonas Poher Rasmussen Elenco (Vozes): Daniel Karimyar, Fardin Mijdzadeh, Milad Eskandari Duração: 89 min Dinamarca/Noruega, 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos