O Festival Coimbra BD 2025, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, está prestes a regressar ao Convento São Francisco, entre os dias 25 e 27 de abril, com entrada livre. O evento que é já um dos eventos de referência por parte dos mais conceituados autores e editoras,  promete levar o universo da banda desenhada e da cultura pop a Coimbra com três dias preenchidos com convidados, lançamentos exclusivos e muitas novidades.

A edição de 2025 contará com a presença de mais de 40 autores e ilustradores nacionais e internacionais que vão apresentar as suas obras e participar em sessões de autógrafos e workshops. Entre os autores confirmados destacam-se nomes como: Daniel Henriques, Luís Louro, Osvaldo Medina, Patrícia Costa, Margarida Madeira, Gigi Cavenago, Arno Monin, entre muitos outros.

O cartaz do Coimbra BD 2025 é da autoria de Daniel Henriques, criador português de banda desenhada com mais de uma década de experiência na indústria. Iniciou a sua carreira profissional como arte-finalista, trabalhando para editoras como Marvel, DC, Image e Dark Horse Comics, em títulos de relevo como Spawn, The Last Shadowhawk, Venom, The Incredible Hulk, Batman: Detective Comics, Batman: Arkham Knight, Green Lanterns, Justice League of America, Supergirl, Teen Titans e Aquaman, entre outros. Recentemente, fez parceria com Frank Miller em Ronin Rising, com finalização e meios-tons na arte de Philip Tan e do próprio criador, e irá estrear-se em breve como argumentista e cocriador da nova série The Curse of Sherlee Johnson da Todd McFarlane Productions.

O evento vai incluir ainda várias exposições entre as quais: “A Adopção” de Arno Monin, “De Dylan Dog a Batman” de Gigi Cavenago, “Os Filhos de Baba Yaga” de Luís Louro, “Crónicas de Enerelis” de Patrícia Costa, “Escritos em Coimbra: Os Clássicos da Literatura Revisitados em BD” de vários autores como Joana Afonso, Rita Alfaiate, Carina Correia, Filipe Abranches, Miguel Jorge, João Miguel Lameiras e João Ramalho-Santos, “E Depois do Abril” da editora Escorpião Azul ou “Fojo” de Osvaldo Medina.

Os visitantes do Coimbra BD 2025 podem encontrar novas áreas e conteúdos com várias  sessões de cinema, competições de card e board games, demonstrações de Warhammer e Dungeons and Dragons  e muito mais. A área de Artists’ Alley continua a ser uma das de maior destaque com dezenas de grandes talentos a mostrarem os seus trabalhos e arte bem como a área comercial onde vão estar presentes editoras com obras de banda desenhada e literatura e distribuidores de merchandising com os mais variados produtos alusivos à cultura pop com personagens e títulos adorados por todos.

Uma referência também para a área do Cosplay que continua a marcar presença com o Concurso de Cosplay, desfile kids, workshops e diversos painéis com os cosplayers embaixadores bem como exposição de alguns dos mais impactantes fatos criados para competições.

Na área Kids & Family não vai faltar animação com várias oficinas dedicadas aos mais novos, atividades como a ‘Hora do Conto’ promovida pela Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da CM de Coimbra, lançamentos de obras infantis, pinturas e desenho, workshops, o melhor do cinema da animação, entre outros momentos de muita diversão.

O Festival Coimbra BD 2025 vai contar ainda com uma área Gaming com vários equipamentos que vão permitir a todos os visitantes experimentar e jogar os videojogos de maior sucesso da indústria, realidade virtual, PC gaming, consolas e retrogaming com os títulos mais icónicos para várias gerações.

O Coimbra BD 2025 vai decorrer de 25 a 27 de abril no Convento São Francisco e vai estar aberto ao público entre as 10h00 e as 20h00 na sexta-feira e no sábado e entre as 10h00 e as 18h00 no domingo. Todos os dias são de entrada livre.

O Coimbra BD tem a produção e programação da GuessTheChoice.

ARTIGOS RELACIONADOS
O Agente Secreto

Rolou muita água... e alguma polémica... até que o Brasil decidisse (por lucidez e afinação com a Progressão Aritmética e Ler +

The Chair Company: a cadeira onde nasce a conspiração

Em «The Chair Company», da HBO Max, cada cadeira é mais do que um simples objeto: é símbolo de poder, Ler +

Corações Negros Temporada 2 – estreia RTP2

Corações Negros mergulha no coração da guerra contemporânea e nas complexas missões das forças especiais francesas no combate ao Daexe. A Ler +

Casa do Cinema de Coimbra recebe a equipa de «A Memória do Cheiro das Coisas»

Esta quinta-feira, 6 de novembro, a Casa do Cinema de Coimbra acolhe uma sessão especial em dose dupla do filme «A Memória do Ler +

Dreams – trailer

Johanne apaixona-se pela primeira vez, aos 17 anos, pela sua professora. Para preservar os seus sentimentos, documenta as suas emoções Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.