A Filmin estreia a 26 de novembro em exclusivo, em Portugal Dinosaur, a nova série de comédia dos produtores de “Fleabag” e “Back to Life”, para a BBC. Um retrato autêntico e bem-humorado sobre as complexidades do autismo, abordando temas de autonomia, intimidade e mudanças familiares de forma sensível, acessível e cómica.
A sitcom de 6 episódios de 30 minutos segue Nina (Ashley Storrie), uma mulher autista de 30 e poucos anos que vive com a sua irmã Evie (Kat Ronney), com quem partilha uma casa e confidências. O mundo de Nina desmorona quando Evie decide subitamente ficar noiva, ameaçando alterar por completo a dinâmica da sua relação próxima.
A ideia original é da autoria de Matilda Curtis, que co-escreveu o argumento com Ashley Storrie, ela própria com autismo. “Penso que é interessante mostrar histórias de pessoas que são realmente neurodivergentes, e não apenas ideias vagas do que é ser neurodivergente, diz Storrie, ao mesmo tempo que acolhe com agrado a incursão do humor neste tipo de questões: O que tenho em comum com a Nina é que ambas nos achamos engraçadas e temos um sentido de humor bastante deslocado”.
Paleontóloga de profissão, Nina trabalha no Museu de História de Glasglow. Poderia ser uma segunda-feira normal até que a sua irmã Evie lhe faz uma visita surpresa depois de um fim de semana fora. Não é coincidência, porque Evie tem algo para lhe dizer: vai casar-se com o noivo que conhece há seis semanas, uma notícia que deixa Nina completamente desnorteada. A protagonista comenta: “Imaginem o que significa para uma pessoa com espectro autista enfrentar todas estas mudanças. Nina não tem outra opção senão aceitar a decisão impulsiva da irmã, o que a leva a uma surpreendente viagem de auto-descoberta”.
Foi a primeira experiência de representação de Storrie e coincidiu com o fim do confinamento pandémico: “Tinha perdido todas as minhas capacidades sociais e estava com muito medo. Expressei isso à produtora executiva. A produtora, Sarah Hammond (Fleabag), respondeu: Vamos adaptar-te da forma que for necessária. Não tens de fazer ou deixar de fazer o papel de alguém que não és. A atriz comenta: “Foi um processo libertador e catártico. É ótimo sentirmo-nos compreendidos”.
Dinosaur estreia a 26 de Novembro na Filmin.