Chumbo ficou entre os cinco finalistas do Grand Prix de la Critique da Associação de Críticos e Jornalistas de Histórias em Banda Desenhada, foi nomeado melhor obra Prix Landerneau 2023 e finalista do Prémio do Público do Festival de Angoulême 2024.

Matthias Lehmann vai estar presente em Outubro no Festival Amadora BD no primeiro fim-de-semana, para sessão de autógrafos.

O autor, é filho de um francês com uma brasileira de Minas Gerais, cresceu em Paris, mas passou boa parte das férias em visitas à família em Belo Horizonte. Conhece bem a cultura da capital mineira e, sobretudo, a história do Brasil. Desde pequeno, conviveu com as memórias da mãe, “A minha mãe chegou a França há mais de 40 anos e sempre teve muita saudade do país, da família, então transmitiu-nos a cultura brasileira a mim e às minhas irmãs assim como a língua”. É a partir das suas próprias experiências, que Matthias criou um universo de lembranças fundamentais para o livro.

Chumbo é a crónica do Brasil nos “anos de chumbo”. A história trata da ditadura militar instalada no Brasil em 1964 a partir do olhar de uma família. Proprietário de uma mineradora, o patriarca inspirado numa versão fantasiada do avô do autor protagoniza a primeira parte do livro, que se passa nos tempos de Getúlio Vargas. Industrial poderoso, Oswaldo Wallace transita com certa arrogância pela aristocracia mineira. É um período de conspirações tenentistas, paranoias comunistas e um autoritarismo contraditório.

Dos cinco filhos da família Wallace, Lehmann escolhe seguir a vida dos 2 Irmãos, Ramires e Severino, de 1937 até 2003. “Severino, jornalista e depois escritor, era comunista durante a ditadura. Já Ramires, ao contrário, é reacionário, próximo dos militares”, explica o autor. “Como a história acontece em Belo Horizonte, você acompanha a evolução da cidade e da sociedade, passando pela ditadura”.

A 27 de Setembro 2024 a Levoir e o Público editam Chumbo parte 1, a segunda parte será editada a 11 de Outubro.

Características Volume 7 Tradução – José Luis Covita Preço – 14,90€ Nº páginas – 224 Cor Capa – Dura Formato – 195 mm x 270 mm

ARTIGOS RELACIONADOS
Ter 20 anos em Maio de 1871 – lançamento

Jacques Tardi é o autor de Ter 20 anos em Maio de 1871, terceiro volume da colecção 25 Imagens editada a 4 Ler +

Marguerite – Colecção 25 Imagens – vol. 2

Marguerite é o segundo volume da colecção 25 Imagens editada pela Levoir e jornal Público, com saída a 20 de Ler +

Os Lusíadas II – Vol. 15 Clássicos da Literatura Portuguesa em BD – lançamento

A Levoir e a RTP editam a 17 de Junho o segundo volume de Os Lusíadas, uma das obras mais Ler +

A Floresta volume 1 – colecção 25 Imagens – lançamento

A colecção 25 Imagens da Levoir e jornal Público chega às bancas a 6 de Junho. Uma coleção em 6 volumes internacionais Ler +

Pepe Mujica e as Flores da Guerrilha – lançamento

A Levoir e o Público lançam a 31 de Maio o volume 1 da novela gráfica Pepe Mujica e as Flores Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.