O principal evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura italiana volta mais uma vez a Coimbra: nos dias 10 e 11 de maio, a Festa do Cinema Italiano passa pela Casa do Cinema com quatro filmes para todo o tipo de público.

Após uma infância despreocupada e uma adolescência turbulenta, a Festa do Cinema Italiano atinge finalmente a maioridade através de uma programação ousada e consciente.  Organizada pela Associação Il Sorpasso e a Risi Film, a iniciativa promove o melhor do cinema italiano contemporâneo em Coimbra com uma programação diversificada e digna da cultura rica da cidade.

No sábado, 10 de maio, às 14h30, o fim de semana começa com a exibição de Afirma Pereira, filme de 1996 de Roberto Faenza que conta com a participação de Marcello Mastroianni (enquanto personagem principal da trama) e Joaquim de Almeida. Na mesma sessão, é exibido o documentário Sostiene Pereira, 30º Aniversário, de Antonio Pelliccia, que acompanha a produção do filme que seria um dos últimos na longa carreira de Mastroianni.

Também um pouco da secção competitiva da Festa do Cinema Italiano será apresentada na Casa do Cinema de Coimbra, com O Lugar do Trabalho [foto], a poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino, vencedor de 5 Nastri d’Argento e 3 David di Donatello. O filme é exibido no domingo, 11 de maio, às 14h30.

Às 16h30, no mesmo dia, a Festa do Cinema Italiano encerra a sua programação com o controverso Food For Profit – o negócio da comida, de Giulia Innocenzi, um documentário sobre as dinâmicas de poder que controlam a indústria da pecuária intensiva na Europa. Em Itália, este filme alcançou um sucesso inesperado, demonstrando o enorme interesse do público por estes temas de foro ambiental e político.

A Festa do Cinema Italiano conta com o apoio institucional da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Em Coimbra, a programação passa pela Casa do Cinema nos dias 10 e 11 de maio e tem o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Celebrando o quarto aniversário da Casa do Cinema de Coimbra, em todas as sessões de 8 a 14 de maio os bilhetes pontuais normais têm o custo de apenas 3,5 €, disponíveis para compra em casacinemacoimbra.bol.pt e no local, 30 minutos antes de cada exibição. A entrada para os sócios mantém o valor de 2 €.

ARTIGOS RELACIONADOS
Quatro sessões especiais celebram produções portuguesas na Casa do Cinema de Coimbra

Na semana de 9 a 15 de outubro, a programação da Casa do Cinema de Coimbra apresenta quatro sessões especiais Ler +

Ciclo gratuito da Casa do Cinema de Coimbra celebra o Mês da Igualdade em Góis

No sábado, 4 de outubro, às 21h30, a Casa da Cultura de Góis acolhe a primeira de três sessões gratuitas Ler +

Filme sobre Natália Correia traz realizadora e atores à Casa do Cinema de Coimbra

«A Mulher Que Morreu de Pé», documentário ficcionado sobre a escritora açoriana Natália Correia, é apresentado pela realizadora Rosa Coutinho Ler +

Cinema ao ar livre em Quiaios com a Casa do Cinema de Coimbra

No dia 17 de agosto, às 21h30, o Parque de Merendas da Praia de Quiaios transforma-se numa sala de cinema ao Ler +

Obras de Wim Wenders em destaque na Casa do Cinema de Coimbra

Em celebração do 80.º aniversário e da carreira de Wim Wenders, a Casa do Cinema de Coimbra promove, a partir Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.