BLUEBACK: UMA AMIZADE PROFUNDA

BLUEBACK: UMA AMIZADE PROFUNDA

«Blueback: Uma Amizade Profunda» foi co-escrito e realizado por Robert Connolly ao adaptar o livro Blueback, de Tim Winton. É um daqueles filmes que noutros tempos teria passado pelos ecrãs de uma grande sala de cinema, com aquele fulgor de se tornar um sucesso de matiné. É uma obra luminosa, uma história de crescimento de mãos dadas com a natureza e a vida marinha numa baía australiana. O filme acompanha a relação de Abby e a sua mãe solteira, Dora (Radha Mitchell), em três tempos distintos e um pequeno flashback de Abby com ambos os pais, reminiscências para a sua consonante relação com os oceanos. As três actrizes que interpretam Abby, na infância (Ariel Donoghue), adolescência (Ilsa Fogg) e na idade adulta (Mia Wasikowska) fazem um trabalho meritório para mergulharmos também na magia deste filme. Além da mãe e do recife há mais um elo de afecto às memórias do recife que se baseia na amizade de Abby com uma enorme garoupa azul [Blue groper/ Achoerodus viridis]. É uma espécie protegida no sul da Austrália, no estado de Nova Gales, considerada o símbolo da região. A narrativa explora o encantamento pela natureza e a luta de Dora (Radha Mitchell) e mais tarde de Abby para proteger as espécies do recife local e a ligação que se estabelece não só às espécies marinhas como também aos cromos locais (um deles é um papel delicioso de Eric Bana). O destaque de interpretação vai para a jovem Ilsa Fogg, subtil na sua expressividade e representação em linha com o que a sua co-interprete, Mia Wasikowska (um poço de talento), fez quando surgiu nos ecrãs.

«Blueback: Uma Amizade Profunda» é genuíno, tem bom coração, sendo descomprometido na relação de amor da filha pela sua mãe. É também uma bela proposta para pensar sobre a defesa dos oceanos, uma das subtramas do filme que exemplificam a necessidade de proteger espécies sem voz nem direito de voto, que se afirmam pela beleza e a necessidade de vivermos em harmonia com o ecossistema à nossa volta.

Título original: Blueback Realização: Robert Connolly Elenco: Mia Wasikowska, Radha Mitchell, Ilsa Fogg, Eric Bana, Clarence Ryan Duração: 102 min. Austrália, 2022

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº103, Fevereiro 2024]