Quando «John Wick» (2014) estreou, já Keanu Reeves era uma estrela firmada nos filmes de ação graças a «Matrix» (1999). Mas o ritmo, a história e a realização de «John Wick» revelaram-se um trunfo e tornaram a obra num sucesso, dando origem a uma saga, sempre com foco na história do antigo assassino profissional que vai até às últimas consequências quando tudo lhe é tirado. Já foram lançados mais três filmes, sendo que o mais recente, «John Wick: Capítulo 4», foi mesmo o mais bem sucedido nas bilheteiras.
Agora, pela primeira vez, a saga entra numa fase diferente, com um spin-off, «Ballerina». Desta vez, já não será Chad Stahelski a realizar, ao contrário do que aconteceu nos filmes anteriores. A tarefa fica a cargo de Len Wiseman, também habituado a filmes de ação, tendo assinado «Die Hard 4.0 – Viver ou Morrer» ou «Desafio Total» . O argumento é de Shay Hatten, que também fez parte da equipa de argumento de filmes anteriores da saga.
Nova história e, neste caso, nova protagonista. Keanu Reeves vai voltar a dar vida a John Wick, mas, agora, o palco é dado a Eve, personagem interpretada por Ana de Armas, atriz cubana que começou a sua carreira ainda no país de origem, com estreia em «Una rosa de Francia» (2006). De lá para cá, tem vivido um período de ascensão, sobretudo nos últimos anos, que culminou com a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz Principal por «Blonde» (2022), além da experiência em filmes de ação, com a participação nas obras «007: Sem Tempo Para Morrer», no qual teve uma presença curta mas marcante, e «Ghosted» (2023).
«Ballerina» conta também a história de uma vingança, de uma jovem que procura acertar contas com quem matou o seu pai. Os acontecimentos narrados no filme têm lugar entre «John Wick 3 – Implacável» e «John Wick: Capítulo 4» [«John Wick: Chapter 4»]. Destaque, ainda, no elenco, para Anjelica Huston, Ian McShane, Gabriel Byrne, Catalina Sandino Moreno, Norman Reedus e o último papel de Lance Reddick (o ator faleceu em março de 2023).
5 Junho 2025. Só no Cinema