O Canal História exibe hoje, a partir das 22h15, o primeiro episódio da série documental «Auschwitz em 33 Objetos». Este documentário procura dar significado, através dos objetos deixados para trás, a vítimas do Holocausto.
Auschwitz-Birkenau é um dos símbolos mais brutais do Holocausto, sinónimo de genocídio e terror. Outrora um brutal campo de concentração e extermínio, tornou-se um dos maiores cemitérios de todos um mundo, tendo sido referenciada a morte de mais de um milhão de judeus, além de dezenas de milhares de polacos, ciganos, romenos e prisioneiros soviéticos. Há quem o encare ainda como um museu, incomum por sinal, que ainda guarda vários objetos semidestruídos, memória da tragédia que o espaço testemunhou.
«Auschwitz em 33 Objetos» procura, todas as segundas-feiras no História, dar continuidade a tantas histórias ali terminadas abruptamente. Através de objetos como notas quase indecifráveis, malas, roupa, entre outros, que são uma herança negra deixada pelo Holocausto, cientistas e historiadores recorrem à tecnologia para “viajar” até ao passado.