Atração Fatal

Atração Fatal: A Descida até ao Terror

Atração Fatal: A Descida até ao Terror

O SkyShowtime Portugal estreia amanhã, 22, os três primeiros episódios da série «Atração Fatal», baseada no filme com o mesmo nome, de 1987. Com algumas alterações na lógica narrativa, a trama promete ter ainda a capacidade de surpreender.

Atração Fatal

Reimaginando a história de traição e vingança de «Atração Fatal» (1987), os criadores Alexandra Cunningham e Kevin J. Hynes desenvolveram uma série que volta a ter como ponto de partida a relação extraconjugal de Dan Gallagher (Joshua Jackson) com Alex Forrest (Lizzy Caplan). Desta feita, a história escapa a uma certa unidimensionalidade e cria uma bipolaridade não só temporal (com um futuro que encara o seu passado) como nas próprias personagens, que ganham uma maior complexidade. E é este crescimento narrativo que representa a clara mais-valia desta adaptação ao pequeno ecrã do filme que, em 1988, amealhou seis nomeações aos Óscares.

Dan, depois de preso pela morte de Alex Forrest, encara a possibilidade de sair mais cedo da prisão. Uma oportunidade que agarra, admitindo a culpa por um crime que depois tenta provar que não cometeu. Embora «Atração Fatal» tenha, na sua base, a verdade do filme, procura criar algum mistério, indiciando que pode haver novos mistérios para desvendar. Entre o presente de Dan e o passado, vai revelando acontecimentos e adensando o mistério. Também Alex tem uma maior atenção do argumento, o que ajuda a construir e perceber o comportamento que assume quando Dan tenta afastar-se dela.

Na série, Dan é um district attorney no caminho do sucesso, prestes a ter uma promoção, enquanto Alex trabalha no mesmo edifício no apoio a vítimas de crimes. A tensão entre os dois é evidente desde o primeiro momento, um pouco como aquela que acontecia no filme entre Michael Douglas e Glenn Close, e culmina com um envolvimento intenso em dias, até ao momento em Dan se depara com os “alertas vermelhos” do lado de Alex. Por sua vez, os episódios vão ao detalhe dos momentos, antecipando ainda alguns encontros entre personagens, que no filme acontecem numa fase mais avançada.

Também a filha Ellen Gallagher (Alyssa Jirrels) surge numa perspetiva diferente, numa combinação entre uma jovem adulta magoada com o seu passado e uma criança encantada pelo pai. Já Beth (Amanda Peet) volta a ter um papel crucial na ação, ainda que não se perceba até que ponto, nomeadamente face a acontecimentos passados. Sem ferir, pelo menos no arranque, a essência do filme, «Atração Fatal», a série, quer criar e explorar uma identidade própria. A forma como o concretiza marcará a diferença entre o êxito e o fracasso.

Além dos atores já mencionados, a série conta ainda com Toby Huss, Brian Goodman, Reno Wilson, David Meunier, Vivien Lyra Blair, Toks Olagundoye e David Sullivan, entre outros.