A nova cópia digital restaurada em 4K de “Aniki-Bóbó”, primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira (1908–2015), chega aos cinemas esta quinta-feira, dia 18, assinalando 83 anos da sua primeira exibição, realizada no Cinema Éden, em Lisboa.
Inspirado no conto Os Meninos Milionários, de Rodrigues de Freitas, o filme é protagonizado por crianças do Porto, cidade onde foi rodado.
Este restauro resulta de um trabalho coordenado pela Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projeto FILMar, e constitui a terceira intervenção sobre a obra de Manoel de Oliveira, depois de Francisca (2019) e Vale Abraão (2023), integrando um esforço continuado de preservação e divulgação do património cinematográfico português.
“Aniki-Bebé/ Aniki-Bobó/ Passarinho totó/
Berimbau, cavaquinho/ Salomão/ Sacristão/ Tu és polícia/, tu és ladrão.”
Lenga-lenga infantil

